Notícias

Abicalçados apresenta ações digitais no mercado internacional

Com os olhos voltados para o incremento das exportações de calçados neste momento de retomada, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove um webinar para apresentar ações digitais no mercado internacional. Marcado para às 14 horas da próxima terça-feira (8), o evento tem inscrições gratuitas no link https://bit.ly/2Jscn92.

O webinar, que será conduzido pela coordenadora e pela analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin, irá detalhar todas as 11 ações digitais previstas para 2021. “O processo de digitalização do mercado foi acelerado pela pandemia do novo coronavírus e todas as restrições impostas aos encontros físicos. A partir de agora, o chamado ‘novo normal’ não permitirá mais que empresas fiquem fora do ambiente digital”, ressalta Letícia, acrescentando que o objetivo dessas ações do Brazilian Footwear é fomentar as negociações B2B (business to business) por meio da participação de marcas brasileiras em feiras e eventos on-line nos principais mercados para o calçado verde-amarelo. “Além do acesso aos mercados, outro atrativo é o investimento exigido, que é menor, já que os eventos on-line não têm custos logísticos comuns aos físicos”, conclui a coordenadora. 

Dados da Euromonitor apontam o crescimento da participação do e-commerce no mercado internacional, uma tendência puxada pelos consumidores mas que também tem impacto nos modelos de negócios das empresas. Principal mercado latino-americano de calçados, no Brasil apenas 1,2% das vendas eram realizadas via e-commerce em 2010. Em 2019, a participação pulou para 13%. Já nos três principais mercados consumidores de calçados do mundo, China, Índia e Estados Unidos, a participação pulou de 0,9%, 1,3% e 7,5% para 29,3%, 9,7% e 22,7% , respectivamente.



Ações digitais 2021

Edital de Marketing Digital Internacional: voltado para empresas calçadistas que desejem incrementar os negócios no mercado internacional por meio da criação de conteúdos digitais de prospecção de negócios ou para ações com foco em marketing digital junto a parceiros que trabalhem com e-commerce. O apoio pode chegar a 50% de subsídio. Período: novembro de 2020 a maio de 2021. 

Brasil Fashion Now: showroom digital dedicado à moda brasileira com o objetivo de apresentar, facilitar e gerar exportações para os mercados dos Estados Unidos e Europa. Período: março a agosto de 2021.

Rodadas de Negócios on-line na América Latina: rodadas de reuniões on-line com compradores dos principais mercados da América Latina. Período: março e agosto de 2021.

Playtime Digital (EUA): feira digital de produtos do segmento infantil voltados à sustentabilidade, bem-estar e com forte identidade de marca. Período: 1º semestre de 2021. 

Sourcing at Magic Digital (Américas do Norte e Central): feira digital voltada para fabricantes, fornecedores, prestadores de serviços e private label. Período: 1º de março a 1º de maio de 2021.

Micam Americas/Footwear@Coterie/Sole Commerce (Américas do Norte e Central): feiras digitais realizadas em parceria com a NuOrder, plataforma de gestão de pedidos e clientes utilizadas por alguns dos maiores players internacionais do setor. Período: 1º semestre de 2021. 

BrazilianFootwear.com: plataforma on-line exclusiva de calçados brasileiros para exportação. Período: todo ano. 

BrazilianFootwear.com powered by Joor (Estados Unidos): inédita, a ação do Brazilian Footwear facilita a inserção no mercado norte-americano com ferramentas de gestão já consolidadas e exigidas pelos principais players do País. No total, são mais de 200 mil compradores cadastrados. Período: todo ano. 

Micam Milano Digital (Europa): a maior feira calçadista do mundo agora no ambiente digital. No total, são mais de 500 mil compradores internacionais cadastrados na plataforma NuOrder, com vendas realizadas diretamente no site. Período: 1º semestre de 2021. 

Rodadas de Negócios on-line na França: reuniões on-line com compradores franceses interessados nos produtos brasileiros. Período: 1º semestre de 2021. 

Rodadas de Negócios on-line na Rússia: reuniões on-line com clientes russos interessados nos produtos brasileiros. Período: junho de 2021.