Notícias

Abicalçados investe na adequação à logística reversa de embalagens em parceria com Instituto Rever


Visando dar um passo além para a logística reversa de embalagens, com o intuito de continuar ofertando auxílio e proteção aos seus associados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) aderiu ao Instituto Rever, que assumiu as ações institucionais e operacionais que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) vinha exercendo enquanto coordenava o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral em São Paulo. 

A coordenadora da Assessoria Jurídica da Abicalçados, Suély Mühl, destaca que o objetivo é oferecer melhoria continuada aos associados da entidade calçadista, com soluções que visem menor custo de operação, agilidade e maior segurança jurídica, já que o Instituto Rever busca a assinatura de um Termo de Compromisso nacional e já conta com acordos firmados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Segundo ela, a certificação continuará a cargo da eureciclo, empresa que possui parceria com a Abicalçados desde 2018 e concede descontos que vão de 30% a 60%. “A Abicalçados  vem investindo recursos no apoio aos calçadistas, que por lei devem pagar o mínimo de 22% do total da pegada gerada  de embalagens”, frisa. 

Entenda
A Lei federal 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trouxe novas ferramentas para otimizar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos. Uma destas ferramentas é a Logística Reversa, que em seu artigo 33 estabelece a obrigatoriedade de fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores na operacionalização de processos visando a reinserção de produtos e embalagens após o uso pelo consumidor na cadeia produtiva. Em atendimento ao PNRS, a Abicalçados vem se movimentando há alguns anos para o desenvolvimento de um modelo de logística reversa que seja justo para as empresas e para a sociedade. 

A parceria com o Instituto Rever vai permitir que empresas associadas à Abicalçados utilizem os serviços do mesmo, visto que só é possível por intermédio de uma entidade que esteja vinculada ao Instituto, trazendo maior redução de custos e segurança jurídica para as operações. 

Mais informações pelo e-mail suely@abicalcados.com.br.