Notícias

Abicalçados parabeniza o SENAI pelos 80 anos ao lado da indústria nacional


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) completa oito décadas ao lado da indústria brasileira no dia 22 de janeiro. Com papel fundamental para o desenvolvimento do setor, com formação e qualificação de mão de obra, testes de qualidade, consultorias e pesquisas, a instituição tem auxiliado a indústria brasileira no desafio de construção de um modelo de desenvolvimento econômico e social de base industrial. 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, parabeniza a instituição, destacando sua relevância, especialmente diante de um momento em que a formação e atualização de mão de obra se faz urgente. “Ao longo das suas oito décadas de atuação, o Senai formou mais de 80 milhões de pessoas em cursos que vão desde a iniciação profissional até a pós-graduação. Não é à toa que mais de 90% das empresas brasileiras buscam alunos formandos e formados pelo Senai. Neste contexto de mudanças nos modelos de negócios e na própria estrutura de trabalho, é fundamental poder contar com um órgão de tamanha relevância”, diz o executivo. 

A instituição, criada em 1942 para qualificar mão de obra, evoluiu junto com o setor industrial, tornando-se referência em educação profissional e tecnológica e inovação. Atualmente o Senai conta com 523 unidades operacionais; 465 unidades móveis, sendo dois barcos-escola; 26 Institutos de Inovação; e 62 Institutos de Tecnologia.