Notícias

Abicalçados participa de encontro com ministro Paulo Guedes

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Haroldo Ferreira, esteve, na última sexta-feira (15), em reunião com o ministro da Economia Paulo Guedes. O encontro, ocorrido em Brasília, teve como pauta os números da indústria calçadista nacional, a preocupação com as recentes restrições às importações na Argentina, o combate à pirataria e o lançamento da feira Brazilian Footwear Show (BFSHOW). 

Apresentando dados que apontam para o crescimento da atividade, o executivo da Abicalçados ressaltou que o setor criou mais de 23 mil postos até maio, encerrando o período com quase 290 mil empregos diretos na área. A performance positiva é impulsionada pelo crescimento no mercado internacional. Entre janeiro e junho, as exportações de calçados aumentaram mais de 67% na relação com o mesmo período do ano passado, somando mais de US$ 651 milhões. Por outro lado, Ferreira demonstrou preocupação com a situação da Argentina, segundo principal destino internacional para o calçado brasileiro que, no final do mês passado, alterou as condições de acesso ao Mercado único de Câmbio para pagamento de importações. “A medida tende a limitar, temporariamente, as importações, de modo a conter a saída de divisas do País e manter o nível de reservas internacionais. Até 30 de setembro de 2022 os pagamentos das mercadorias só serão liberados após 180 dias. O fato pode, inclusive, inviabilizar negócios”, disse. 

A pirataria e o comércio ilegal de calçados foram outros dois temas da pauta da conversa com o ministro Paulo Guedes. Segundo Ferreira, a indústria calçadista, assim como outros segmentos da economia, sofre com as ilegalidades. “É uma concorrência desleal com um setor sério, que trabalha no Brasil e rende divisas e desenvolvimento para o País. É inadmissível que a situação prossiga como está”, acrescentou. 

Ao final do encontro, o dirigente da Abicalçados falou sobre o lançamento da nova feira de calçados, que tem como premissa ser “uma feira realizada por empresários para empresários”, fortalecendo o setor de mostras comerciais do setor calçadista no Brasil. A Brazilian Footwear Show, lançada no último dia 12 de julho, terá duas edições ao ano, apresentando coleções de Outono-Inverno e de Primavera-Verão. A primeira edição do evento acontece nos dias 21 a 23 de novembro de 2023, na FIERGS (Porto Alegre/RS), e a segunda entre 22 a 24 de maio de 2024, no Transamérica Expo Center (São Paulo/SP).