Notícias

Abicalçados participa de reunião com Secretaria Especial de Previdência e Trabalho

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) esteve na última terça-feira, dia 14, em Brasília/DF para uma agenda com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. Na ocasião, o secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, junto ao deputado federal Ubiratan Antunes Sanderson, recebeu o presidente-executivo da Entidade, Haroldo Ferreira, para uma conversa sobre a indústria calçadista, setor que emprega diretamente mais de 215 mil trabalhadores.

Ferreira destaca que a reunião foi positiva e que a proximidade com o órgão é muito relevante, ainda mais neste período de crise, que já custou ao setor a perda de cerca de 50 mil postos de trabalho. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre a indústria de calçados e sua importância econômica e social a partir da geração de empregos. Além disso, falamos sobre o Decreto que permite prorrogar acordos trabalhistas realizados durante a pandemia da Covid-19, publicado no mesmo dia no Diário Oficial da União”, contou Ferreira.

O Decreto nº 10.422 prorroga os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada e de salário, e de suspensão temporária do contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei nº 14.020 (sanção da Medida Provisória nº 936).