Notícias

Abicalçados participa do Exporta Franca, em São Paulo

O presidente-executivo e a coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira e Priscila Linck, foram convidados para participar da Semana Exporta Franca, realizada pela Prefeitura Municipal de Franca em conjunto com a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) entre os dias 23 e 26 de agosto. Na oportunidade, os representantes da entidade calçadista destacaram a importância da atuação comercial assertiva, por meio de um planejamento estratégico, para os melhores resultados no mercado internacional de calçados. 

Destacando que mais de 75% das exportações de calçados brasileiros são realizadas por empresas participantes do programa Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde o ano 2000, Priscila ressaltou as ferramentas de Inteligência de Mercado que podem auxiliar na identificação de mercados potenciais para as exportações. A pesquisa de mercado mensura a demanda, concorrência, preços praticados, questões logísticas e tarifárias, barreiras, entre outros pontos. “A Inteligência de Mercado da Abicalçados realiza essa pesquisa em quatro etapas: identificação de produtos e posicionamento, identificação do mercado-alvo, prospecção de clientes potenciais e realização de ações comerciais e de posicionamento”, explica. 

Os dados levantados pela Inteligência de Mercado, segundo Priscila, são colhidos por meio de amplos estudos com referências oficiais, nacionais e internacionais. Para o período de 2022/2023, os mercados-alvo elencados pelo Brazilian Footwear foram Estados Unidos, França, Reino Unido, Colômbia, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Nesses, e em mercados que tenham impacto nos alvos do programa, estão previstas ações de promoção comercial - feiras, rodadas e ações digitais - e de imagem. “O convênio para o próximo biênio está em construção e terá as ações divulgadas até o final deste ano”, adianta. 

Semana Exporta Franca
Além de Priscila, participou da abertura do evento, no dia 23, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, que destacou a importância do programa Brazilian Footwear, que mesmo diante das dificuldades enfrentadas vem qualificando as exportações brasileiras de calçados. “Atualmente, estamos presentes em mais de 160 países, número que não chegava a 100 antes de darmos início ao Brazilian Footwear”, disse na oportunidade. 

Com o objetivo de sensibilizar empresas de quaisquer portes e maturidade para a exportação, a Semana Exporta Franca teve o apoio do Senai/Franca e contou com quatro dias de palestras presenciais e transmissões ao vivo sobre exportação, mercados, ferramentas e comportamentos empresariais. Participaram do evento entidades e instituições como a Abicalçados, o Sindifranca, o Sebrae, a ACIF,  o Instituto Cidade do Calçado, o Cecafé,  a Apex Brasil, o Consulado Americano, a InvestSP, entre outras. 


 


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras  plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br


 


Foto: Ednei Campos/ACIF Franca