Notícias

Abicalçados promove capacitação para exportação

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um projeto para capacitar empresas para o mercado internacional. Batizada de Voa, a iniciativa será ministrada por Geison Ferreira, profissional formado em Relações Internacionais, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e com vasta experiência em inserção de marcas no mercado externo. As inscrições encerram no dia 13 de setembro.  

A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que a capacitação, que será realizada entre 13 de setembro e 20 de novembro, irá trazer aspectos estratégicos e  operacionais com muitos exemplos práticos. Outro destaque do evento é que ele inclui quatro horas de mentorias individuais por marca participante, que serão direcionadas de acordo com as necessidades das empresas. “O curso é voltado para empresas com design autoral e que buscam desenvolver estratégias de médio e longo prazos em mercados específicos”, conta. 

No total, serão ministrados quatro módulos digitais ao vivo, permitindo a interação das empresas. “No final do curso, ainda teremos a possibilidade de participação em eventos de promoção comercial e de promoção de imagem para que as empresas possam colocar em prática todo o aprendizado”, acrescenta Letícia. 

Qualificação
Ferreira destaca que o Voa visa ajudar as marcas calçadistas brasileiras a estruturar seus processos voltados à exportação, promovendo a cultura exportadora nas empresas, qualificando seus colaboradores e ajudando a ampliar o conhecimento e o acesso a novos mercados para marcas iniciantes no comércio exterior. “A meta é capacitar as empresas para que elas entrem e permaneçam nos mercados alvo de forma competitiva. Ajudaremos as empresas nos pilares fundamentais da estratégia exportadora, abordando questões comerciais, de marketing e mercadológicas, além de trazer uma visão abrangente de processos que permitirão às marcas traçarem a melhor estratégia de entrada no exterior”, explica.

Recuperação
A iniciativa ocorre no momento em que a indústria calçadista brasileira inicia um processo de recuperação no mercado externo, após uma brusca queda de quase 19% em 2020. Dados elaborados pela Abicalçados apontam que as exportações de calçados, entre janeiro e julho deste ano, cresceram 34% ante o mesmo período de 2020 (para 65,9 milhões de pares embarcados). 

O investimento para a capacitação parte de R$ 975 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail international@abicalcados.com.br

 


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras  plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.