Notícias

Abicalçados realiza evento de análise setorial

Diante de um ano de acentuada crise em função do alastramento da pandemia do novo coronavírus e as restrições impostas tanto no comércio doméstico quanto internacional de calçados, as empresas necessitam de informação qualificada para traçar estratégias. Neste momento atípico, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) preparou uma edição extra do já tradicional Análise de Cenários. A segunda edição já tem as inscrições abertas e ocorrerá no próximo dia 20 de agosto, a partir das 16h30min, e a terceira no início de novembro, todas no formato digital. A iniciativa terá explanações do doutor em Economia e consultor setorial Marcos Lélis e da coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck. 

Segundo Priscila, a perspectiva é de que, diante da falta de demanda, o setor registre uma queda de cerca de 30% na produção de calçados, voltando aos patamares do início dos anos 2000. “A indústria calçadista é muito dependente do mercado doméstico, então as restrições impostas, como o fechamento do varejo físico em função da pandemia, tiveram um impacto relevante”, avalia a economista, acrescentando que somente no primeiro semestre a atividade perdeu 44 mil postos de trabalho, mais de 16% da força de trabalho registrada em dezembro de 2019 (269 mil postos diretos). Até maio, o mercado doméstico de calçados, que responde por mais de 85% das vendas da indústria calçadista nacional, caiu mais de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Além da análise setorial, o evento contará com avaliação da macroeconomia e como a crise internacional provocada pela pandemia do novo coronavírus tem impactado - e ainda deve impactar - a atividade. No primeiro semestre, as exportações de calçados, assim como as vendas no mercado interno, tiveram queda significativa. Entre janeiro e junho, foram embarcados 43 milhões de pares, 24,6% menos do que no mesmo período de 2019. 

Projeções
Priscila adianta que o Análise de Cenários fará, ainda, uma projeção da economia pós Covid-19, com ênfase nos desafios setoriais da cadeia coureiro-calçadista brasileira. 

Gratuitas, as inscrições devem ser realizados no link https://forms.gle/hiMGTtb8Xyn59muo7


Serviço
Análise de Cenários 2020 - 2ª edição
Data: 20/08
Horário: 16h30min
Participantes: Priscila Linck, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, e 
Marco Lélis, doutor em Economia