Notícias

Agenda presencial: Abicalçados promove projeto com compradores franceses

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições para o Projeto Vendedor França. Novidade no escopo do programa, a iniciativa realizará reuniões pré-agendadas e personalizadas in loco no país europeu entre os dias 20 e 24 de junho. As inscrições são limitadas e estão abertas até o dia 22 de abril, pelo e-mail [email protected]

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, explica que a ação consiste no agendamento prévio de reuniões (matchmaking) entre compradores e distribuidores da França com as marcas brasileiras participantes. “Essas reuniões ocorrem nos escritórios ou showrooms dos compradores na França. Ou seja, podem ser em Paris ou em outra localidade do País. O objetivo é otimizar o tempo do comprador para dedicação exclusiva à reunião, consequentemente favorecendo a realização de negócios”, comenta a analista. Segundo ela, uma empresa local de consultoria foi contratada para realizar o agendamento das reuniões e auxiliar nas atividades in loco. As reuniões são agendadas de forma totalmente personalizadas para cada um dos participantes, havendo o entendimento da oferta da empresa brasileira e do seu interesse no mercado francês. Dessa forma, os agendamentos se tornam efetivos e demonstram interesse de ambas as partes em iniciar um contato de negócios.

Momento favorável
O Projeto Vendedor ocorre em um momento favorável para as exportações brasileiras de calçados. Dados elaborados pela Abicalçados apontam que, no primeiro bimestre de 2022, as fábricas brasileiras embarcaram para o exterior mais de 27,5 milhões de pares, que geraram US$ 209,23 milhões, incrementos em volume (+40%) e em dólares (+70,8%) em relação ao mesmo período de 2021. 

A França foi o terceiro destino do calçado brasileiro no primeiro bimestre, atrás de Estados Unidos e Argentina. Nos dois meses, os franceses importaram 2,28 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 14,14 milhões, incrementos de 67,6% e de 28,5%, respectivamente, em relação ao mesmo ínterim do ano passado.


 

Sobre o Brazilian Footwear: 
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.