Notícias

Calçadistas brasileiros participam de feiras nos Estados Unidos

Com o retorno gradual dos eventos físicos, os calçadistas brasileiros se preparam para participar de feiras nos Estados Unidos. As participações serão apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A primeira parada é na Playtime NY, mostra do segmento infantil que acontece entre os dias 1º e 3 de agosto, em Nova Iorque. Participam, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Tnin Shoes e Planet Sea. O evento, além de acontecer presencialmente, conta com uma plataforma digital B2B (business to business), a Playtime Marketplace, da qual participam Dalai Beachwear, Matuschka Mia, Mini Melissa, Planet Sea e Tnin Shoes. Leia mais.

Na sequência, entre 9 e 11 de agosto, as marcas verde-amarelas desembarcam em Las Vegas, onde participam das feiras Magic Las Vegas e Sourcing at MAGIC. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, explica que são mostras complementares, já que a primeira é uma feira de moda reconhecida internacionalmente, que contempla marcas contemporâneas de calçados, acessórios e vestuário, enquanto a segunda é multisetorial e mais focada em empresas que exportam no modelo private label - com a marca do cliente. A mostra possui também uma plataforma digital, possibilitando a participação de marcas que não possuem representantes locais. Participam das feiras, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizzano e Modare Ultraconforto, Pegada, Petite Jolie, Carrano e Schutz.

A última parada é na Atlanta Shoe Market, feira regional que acontece em Atlanta entre os dias 14 e 16 de agosto. “Como é organizada pela associação de agentes e distribuidores do sudeste dos Estados Unidos, a feira tem grande potencial para marcas que buscam representantes no país”, avalia Ruísa, ressaltando que a mostra vem ganhando força a cada ano e abrange todos os nichos de calçados. Participam, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Bottero, Pegada, Petite Jolie, Ferrucci, Schutz e Arezzo.

Expectativa
Em crescimento, as exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos no primeiro semestre somaram 6,36 milhões de pares que geraram US$ 88 milhões, incrementos de 44,4% em volume e de 30,8% em receita na relação com o mesmo período de 2020. “A expectativa é positiva, especialmente diante da recuperação econômica experimentada na economia norte-americana”, avalia Ruísa, destacando que historicamente os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior.



Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos  estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras  plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.