Notícias

Calçados do Brasil é apresentada entre gigantes do marketplace

A plataforma digital de conexão entre calçadistas e lojistas, a Calçados do Brasil – www.calcadosdobrasil.com.br - , foi destaque em evento sobre marketplace realizado no dia 13 de agosto pelo Sebrae/SP. Além do site lançado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com sindicatos industriais do setor, a iniciativa contou com apresentações sobre a presença digital das marcas, do próprio Sebrae, e dos gigantes do marketplace nacional Mercado Livre, Magalu e B2W – gestor das americanas.com; Submarino; e Shoptime.

A consultora do Sebrae/SP, Vanessa Helena de Oliveira, introduziu o encontro ressaltando o conceito de marketplace, “um shopping virtual”. Segundo ela, o modelo de negócios já vinha crescendo antes da pandemia do novo coronavírus, mas acabou sendo impulsionado em função das restrições ao varejo físico. Sobre o receio de empresas menores e que ainda não possuem  presença digital, a consultora ressalta que “o mais importante é entrar nesse mercado”. “As empresas vão errar, mas nós – do Sebrae – estamos aqui para ajudar”, disse. Porém, segundo Vanessa, para entrar na modalidade de negócios, algumas dicas devem ser levadas em consideração, especialmente com relação ao atendimento, já que o consumidor digital tem por característica ser “mimado”, pelo fato de ser extremamente exigente, especialmente quanto ao tempo de espera e de operação. Para ela, a empresa deve se adaptar em todos os pontos, não podem relegar o segmento on-line a um segundo plano. “É uma nova unidade do seu negócio”, frisou.

Abrindo a apresentação de cases, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin, da unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, apresentaram a plataforma digital Calçados do Brasil, que faz a conexão entre calçadistas e lojistas de todo o País, no formato de negócios conhecido como B2B – business to business. Com mais de 150 das principais marcas brasileiras de calçados, o site, em pouco mais de dois meses de funcionamento, já contabiliza mais de 22 mil visualizações de páginas. Por ser gratuito, a marca interessada na exposição deve ser associada à Abicalçados, enquanto o acesso ao lojista é liberado. “O site é intuitivo e busca auxiliar empresas, otimizando tempo e facilitando a conexão entre os elos interessados”, explica Letícia, acrescentando que a plataforma conta ainda com filtros para facilitar as buscas dos compradores.

Totalmente on-line, o evento foi realizado pelo Sebrae/SP e contou com o apoio do APL Calçados Femininos, Sindicalçados Jaú e Shopping Território do Calçado. Assista o conteúdo aqui.