Notícias

Feira calçadista italiana aponta retomada dos eventos físicos e gera US$ 5,4 milhões

Com 18 marcas calçadistas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a feira italiana Micam Milano deve gerar mais de US$ 5,4 milhões entre negócios realizados e que ficaram alinhavados no evento. A mostra, ocorrida entre 19 e 21 de setembro em Milão, na Itália, marca a retomada mais consistente das exposições físicas na Europa. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que as expectativas das marcas foram superadas. “Mesmo com uma participação menor do que antes da pandemia, em função de algumas restrições que ainda persistem, o evento foi positivo e as marcas ficaram bastante satisfeitas com a possibilidade da retomada dos eventos físicos internacionais”, avalia. Segundo relatório da Abicalçados, foram realizados 245 contatos comerciais com compradores de todo o mundo, a maior parte deles de países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Os negócios in loco geraram mais de US$ 1 milhão, valor que deve ser elevado para US$ 5,4 milhões em função das negociações que ficaram alinhavadas durante a mostra. 

O representante de exportação da Beira Rio, Fabiano Pizzato, ressalta que o estande teve bastante visitação qualificada, especialmente de clientes europeus. “Esta Micam marcou a retomada de trabalhos presenciais desde o início da pandemia e pudemos verificar um novo ânimo dos compradores com relação ao próximo ano”, destaca. 

Participando pela primeira vez do evento italiano no espaço para novos talentos do mundo da moda calçadista, o Emerging Designers, a Ammabile aponta para a oportunidade de estar presente nesse “tempo de recomeço”. “Nossa participação foi muito especial. Pude notar o grande interesse do público presente por novas marcas e designers, o que nos deixou esperançosos. Foi uma ótima oportunidade para prospecção de clientes e networking”, avalia a diretora criativa da marca, Rafaela Zago. 

Participaram do evento as marcas brasileiras Cecconello, Madeira Brasil, Verofatto, Carrano, Ammabile, Anamomic Shoes, Moema, Jorge Bischoff, Loucos&Santos, Pegada, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizzano, Activitta, BR Sport e Modare Ultra Conforto.  A próxima edição da Micam Milano já tem data. Acontece entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2022.

Digital
Paralelamente à feira física, a Micam Milano está realizando a sua versão digital desde o dia 15 de setembro, com extensão até 15 de novembro. Na plataforma estão 21 marcas brasileiras, também apoiadas pelo programa de exportação da Abicalçados e da Apex-Brasil. Participam da versão digital as marcas verde-amarelas Opananken, Pampili, Usaflex, Vizzano, Modare Ultraconforto, Activitta, Capelli Rossi, Kidy, Marrie Josefine, West Coast, Cravo&Canela, Plugt, Ghetz, Dumond, Capodarte, Pegada, Malu Super Comfort, Ferracini, Ferrucci, Cecconello e Andacco.



Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras  plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.