Notícias

Marcas brasileiras participam de circuito de feiras nos Estados Unidos

Principal destino internacional do calçado brasileiro, os Estados Unidos recebem, nos próximos meses, marcas nacionais nas feiras Playtime (Nova Iorque), Magic e Project Las Vegas (Las Vegas), Atlanta Shoe Market (Atlanta) e Magic NY (Nova Iorque). As participações são apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados brasileiros mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

A primeira parada será na Playtime, em Nova Iorque. Focada no mercado infantil, a mostra acontece entre 31 de julho e 2 de agosto. A mostra é considerada estratégica para o posicionamento no concorrido mercado norte-americano, especialmente no segmento infantil. Participam da feira, com apoio do Brazilian Footwear, as marcas Mini Melissa, Dalai Kids e Planet Sea. 

A segunda parada será na Magic e Project Las Vegas, em Las Vegas. São mostras paralelas que acontecem entre os dias 8 a 10 de agosto. A primeira lança produtos mais comerciais, enquanto a segunda é focada em nichos mais conceituais e de alto valor agregado. Participam, com apoio do Brazilian Footwear, as marcas Activitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Carrano, Melissa, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pegada, Petite Jolie, Savelli, Schutz, Suzana Santos e Vizzano. 

Na sequência, entre 13 e 15 de agosto, as marcas brasileiras desembarcaram na Atlanta Shoe Market, em Atlanta. Mostra, que trabalha com distribuidores e representantes do mercado norte-americano, tem foco em negócios e recebe grande visitação de compradores do sudeste dos Estados Unidos. Participam do evento, com apoio do Brazilian Footwear, as marcas Bottero, Ferrucci, Kidy, Melissa, Mini Melissa, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly e Schutz. 

Encerrando o circuito de mostras norte-americanas, a Magic NY recebe marcas brasileiras entre os dias 18 e 20 de setembro. O evento tem grande visitação, especialmente de compradores da Costa Leste dos Estados Unidos e relevância significativa para posicionamento de marca no mercado local. Participam da feira, com apoio do Brazilian Footwear, as marcas Activitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Carrano, Ferrucci, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho e Vizzano. 

Mercado
Respondendo por quase um terço do valor gerado pelas exportações brasileiras, os Estados Unidos são o principal destino do calçado nacional. Entre janeiro e junho, as fábricas brasileiras embarcaram para lá 11,94 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 181,8 milhões, resultados superiores tanto em volume (+88,3%) quanto em valores (+106,7%) em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, embora seja historicamente o principal mercado para o calçado brasileiro no exterior, ainda existe muito espaço para crescimento, já que os produtos verde-amarelos respondem por uma fatia de cerca de 1% do total importado pelos Estados Unidos. “Com a guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China, questão que se soma aos altos custos dos fretes da Ásia, o mercado norte-americano tem voltado cada vez mais seus olhos para o Brasil. É um momento importante em crescimento, por isso a participação das marcas nas feiras locais é tão relevante”, conclui Paola. 



Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasi. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br