Notícias

Retomada do setor passa pela Zero Grau

O dia 16 de novembro entrará para história do setor calçadista brasileiro. Isso porque, neste dia, inicia a primeira feira nacional presencial do segundo semestre de um ano atípico, em que a indústria calçadista já viu sua produção despencar mais de 30% em virtude do avanço da pandemia do novo coronavírus. Diante do contexto, não é exagero dizer que a retomada do setor calçadista brasileiro passa pelos resultados da Zero Grau, que se estende até o próximo dia 18, em Gramado/RS. 

Em coletiva de imprensa realizada no primeiro dia da mostra, o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, agradeceu o apoio de todos os parceiros, desde os colaboradores até as entidades que ajudaram no sonho que era realizar a primeira feira presencial de 2020. “Foi um esforço importante em um ano muito difícil, então eu quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos, especialmente às empresas expositoras e que acreditaram no evento”, disse. Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator, completou ressaltando a importância não somente econômica, mas social da feira. “Antes de iniciar a feira, teve um dia em que os trabalhadores envolvidos prestaram uma homenagem à mostra, por ter proporcionado trabalho em um ano muito difícil para esses profissionais. Um evento como este movimenta muitos outros segmentos”, destacou. 

Projeções
Na sequência, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, comentou que o setor espera uma retomada mais substancial em 2021, com o pontapé inicial dado pela Zero Grau. “A estimativa é de que, depois de um ano muito difícil, tenhamos um crescimento de 18% no mercado interno e de 20% nas exportações em 2021”, projetou o dirigente, destacando que os últimos meses deste ano já estão dando indicativos de melhora, especialmente no emprego. “Como somos  um segmento intensivo em mão de obra e a retomada já tem surtido efeito no número de vagas criadas. Somente nos meses de julho, agosto e setembro, foram 19 mil postos”, contou. 

Participaram da coletiva, ainda, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Joel Klippel, e representantes da organização da Zero Grau. 

A feira
A Zero Grau acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, no Serra Park, em Gramado/RS. Conforme a organização, são mais de 150 marcas expositoras, dois mil lojistas dos principais polos calçadistas brasileiros e 15 importadores convidados, fora os que profissionais que participam por conta própria. A mostra acontece cumprindo, rigorosamente, todos os protocolos de segurança para prevenção à Covid-19, como disponibilização de máscaras descartáveis, álcool em gel, tapetes sanitizantes, entre outros. 

A Zero Grau é uma promoção da Merkator, com o apoio dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.