Nossa História
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo (RS), possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.
Mais do que uma representante institucional e política, frente em que atua continuamente na defesa de pleitos relevantes para o setor, como desoneração tributária, ampliação do crédito, reforma trabalhista, melhorias logísticas, entre outros, a Abicalçados atua hoje também como uma alavanca para a qualificação setorial. Nesse contexto a entidade trabalha, cada vez mais, com foco na criação de uma cultura de design, que valorize o calçado brasileiro não somente pelos materiais, mas pelo seu processo diferenciado de desenvolvimento, resultando em um calçado inovador e diferenciado do ponto de vista estético.
Em meio à concorrência voraz dos asiáticos, que lotam prateleiras nacionais e internacionais com produtos cada vez mais baratos, a indústria nacional, impactada por fatores externos que prejudicam a sua competitividade, já não basta apenas produzir calçados: é preciso criar produtos diferenciados e cujo principal diferencial competitivo não seja o preço.
Atualmente, diversas empresas brasileiras já atuam na elaboração de produtos diferenciados e com alto apelo de moda e design, inclusive exportando com marca própria e tornando o do calçado nacional reconhecido mundialmente. Nesse sentido, a indústria nacional conta com o apoio do Brazilian Footwear, programa mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo principal de aumentar o volume de exportações de calçados brasileiros.
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1983 Fundação da Adical, associação das indústrias de calçados do Rio Grande do Sul, na época com 30 associados
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1990 Adical passa a se chamar Abicalçados, passando de entidade regional para nacional.
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1992 Com o objetivo de qualificar o setor calçadista, a Abicalçados promove o 1º Seminário Nacional do Setor de Calçados com o tema “A competitividade como resultado de qualidade e mais produtividade”. Em 2015 o seminário chegou a sua 19ª edição com o tema “Novas formas de comunicação digital”.
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2000 Abicalçados assina primeiro convênio com a Apex-Brasil para promoção do calçado brasileiro no exterior dando origem ao programa Brazilian Footwear. Atualmente, o convênio segue em andamento, tendo sido renovado para mais um biênio em 2019.
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2005 Abicalçados entra com representação junto ao Governo Federal em busca da adoção de medidas antidumping contra o calçado chinês.
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2009 Governo Federal cria, de forma provisória, a sobretaxa de US$ 12,47 por par importado da China. Após seis meses de duração, medida é renovada para os cinco anos seguintes, agora com valor corrigido para US$ 13,85 por par importado daquele país. Desde 2016, portanto renovado até 2021, a tarifa é de US$ 10,22 por par.
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2016 Com o objetivo de lançar bases para a criação de novos processos, modelos de negócios e produtos com tecnologia embarcado, Abicalçados se une a entidades setoriais (Abrameq, Assintecal e CICB) e lança o programa Future Footwear. Renovada a tarifa de antidumping contra o calçado importado da China, agora no valor de US$ 10,22 por par. Medida tem vigência até março de 2021.
Perfil da indústria nacional
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Produziu 944 milhões de pares em 2018.
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Exportou 114 milhões de pares em 2018.
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Gerou US$ 967 milhões com exportações em 2018.
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Em 2018, mais de 160 países comprar calçados do Brasil.
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O principal importador de calçados brasileiros é os Estados Unidos, seguido pela Argentina, França e Bolívia.
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O paque calçadista brasileiro é formado por cerca de 6 mil empresas e gera, diretamente, mais de 280 mil postos de trabalho.