Iniciativa apresenta produtos e serviços prestados por entidades ligadas à exportação
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) aderiu à recém-lançada Plataforma Brasil Exportação, operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com a adesão da entidade, as empresas do setor calçadista terão acesso a uma variedade de serviços de apoio às exportações, desde estudos de mercado até suporte logístico.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a parceria é mais uma ferramenta para o incremento das exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade: “Hoje, o nosso calçado é objeto de desejo em mais de 170 países de todo o mundo, sempre reconhecido como um produto que alia qualidade e sustentabilidade. A parceria da Abicalçados com a ApexBrasil foi fundamental e continua sendo fundamental na construção dessa imagem”, destaca o executivo, ressaltando que a plataforma chega para auxiliar as empresas que buscam expandir sua presença global.
Segundo o gerente da Plataforma Brasil Exportação, Juarez Leal, “a adesão da Abicalçados ampliará o portfólio de soluções de apoio ao comércio, que já chegam à mais de 400, tanto no Brasil quanto no exterior, e permitirá que as empresas do setor calçadista acessem, além das soluções de capacitação e promoção comercial, outras soluções importantíssimas na cadeia de comércio exterior como financiamento, logística, e outras fundamentais para o sucesso das exportações”.
Benefícios para os Associados
Os associados da Abicalçados e empresas do setor podem aproveitar os recursos da plataforma para simplificar e potencializar suas iniciativas de exportação. Por meio de uma interface intuitiva, a comunidade conecta os exportadores a prestadores de serviços voltados ao comércio exterior.
Na página da Abicalçados/Brazilian Footwear dentro da Plataforma Brasil Exportação, o usuário terá acesso a informações do Origem Sustentável, referentes à Inteligência de Mercado, à plataforma de conexão internacional BrazilianFootwear.com e sobre eventos que serão realizados nos mercados-alvo dos Estados Unidos e Itália nos próximos meses. Acesse o perfil https://brasilexportacao.com.br/servicos/abicalcados/.
No total, a plataforma já ultrapassa o número de 400 serviços e 100 prestadores ativos, que englobam países de cinco continentes, facilitando o acesso aos mercados-alvo dessas regiões.
Comunidade digital
Operada pela ApexBrasil, a plataforma consiste em uma comunidade digital que reúne todos os serviços de apoio ao comércio exterior em apenas um lugar. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre os governos brasileiro e britânico e foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Acesse e confira https://brasilexportacao.com.br/.
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 147,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a “marca Brasil”. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br