BFSHOW abre as portas da indústria brasileira para o mundo

Primeira edição da Brazilian Footwear Show está confirmada para os dias 21, 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre/RS

A quinta maior indústria mundial, a principal do Ocidente, abre as portas para o mundo nos próximos dias 21 a 23 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Nessa data acontece a primeira edição da Brazilian Footwear Show - BFSHOW, feira internacional de calçados promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil.

 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a mostra foi uma demanda que partiu da indústria brasileira, com o objetivo de ser o ponto de encontro do calçado Made in Brazil e o mundo. Focada em negócios e com marcas como Democrata, Pegada, Piccadilly, Wirth, Carrano, Bibi, Klin e Kidy entre as muitas confirmadas, o evento tem mais de 70% dos polos calçadistas brasileiros representados. Segundo o dirigente, a maior indústria de calçados fora da Ásia merecia um evento desse porte, realizado pela associação que representa a indústria calçadista brasileira. “É um momento histórico não somente para nossa indústria nacional, mas para o mercado mundial”, comenta o executivo, acrescentando que, no evento, os compradores internacionais encontrarão as principais novidades do setor para a estação Outono/Inverno, com atributos inovadores e de sustentabilidade. 

 

Potência internacional

Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio dos seus nove escritórios internacionais, além do Projeto Comprador Internacional, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, a BFSHOW será um evento internacionalizado. 

 

A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que a BFSHOW reúne a expertise da equipe da entidade, que tem mais de 20 anos de experiência na promoção da participação brasileira em feiras internacionais e que sempre organiza uma das maiores delegações estrangeiras nas principais feiras calçadistas da Europa, como Micam Milano e Expo Riva Schuh. “Por mais que tenhamos delegações expressivas em eventos na Europa, elas não se comparam ao que apresentaremos na BFSHOW. A indústria calçadista brasileira é uma potência e nosso evento reúne uma diversidade de fornecedores e marcas que podem atender às mais diferentes demandas”, explica Letícia, ressaltando que já estão confirmadas empresas que respondem por mais de 80% da produção nacional de calçados infantis, 73% dos calçados masculinos e 43% dos femininos. “Os números devem aumentar até novembro. O fato é que será uma feira bastante diversificada, onde o comprador poderá ver o que existe de melhor em termos de qualidade, preço, design, flexibilidade nas negociações e o diferencial competitivo que é o Origem Sustentável, primeira certificação em ESG e processos sustentáveis da cadeia calçadista no mundo”, diz a gestora. 

 

Diferencial

Outro fator que chama a atenção na realização da BFSHOW é ter na operação um dos principais grupos promotores de mostras do mundo, o alemão NürnbergMesse. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

 

O CEO do grupo no Brasil, João Paulo Picolo, reforça o caráter internacional do evento. “Em Porto Alegre, teremos uma logística preparada para receber compradores de todo o mundo. Os pavilhões do Centro de Eventos da Fiergs ficam a menos de 10 minutos de carro do Aeroporto Internacional Salgado Filho e contam com infraestrutura completa para a comodidade do comprador, para que esse se preocupe exclusivamente com os bons negócios”, ressalta. 

 

Os compradores internacionais interessados em saber mais sobre a primeira edição da BFSHOW podem acessar o site.