Produções audiovisuais foram gravadas durante a BFSHOW de maio, em São Paulo
O ambiente de conexões e negócios da última edição da BFSHOW, realizada em maio, também serviu como estúdio de captação para os novos conteúdos de comunicação do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os materiais multimídia, que começam a ser divulgados nesta última semana de julho e foram produzidos durante os três dias da Feira do Calçado Brasileiro, tem como objetivo promover a indústria a partir dos diferenciais dos sapatos “made in Brazil”.
A irreverência e o colorido dos lambe-lambes estão presentes nos três materiais audiovisuais: BF Talks, BF Question e 30 Seconds w/ Brazilian Footwear. Cada série é composta por seis vídeos desdobrados em três versões: português, inglês e espanhol. Além disso, a campanha deste segundo semestre tem ainda uma produção de moda. Ao todo, 22 empresas de diferentes segmentos e polos calçadistas participam das iniciativas de conteúdo para promoção internacional da indústria verde-amarela.
Com a participação de lideranças das marcas calçadistas, compradores e formadores de opinião internacionais, o BF Talks é uma série que aborda seis temáticas e características da maior indústria de calçados do Ocidente. Cada videocast tem diferentes convidados e eles compartilham informações sobre as temáticas: marca própria, private label, design, sustentabilidade e ESG, impacto social e oportunidades na América Latina, este último foi realizado apenas com os convidados internacionais.
A coordenadora de Comunicação da Abicalçados, Alice Rodrigues, enfatiza que a produção é uma forma de compartilharmos e destacarmos os diferenciais da indústria verde-amarela. “Com esta campanha, buscamos apresentar de forma leve e envolvente a indústria calçadista brasileira, através de bate-papos que oferecem uma visão abrangente tanto da perspectiva dos produtores quanto dos compradores internacionais”. Os seis episódios estarão disponíveis nas próximas semanas no canal do Brazilian Footwear no YouTube, na plataforma BrazilianFootwear.com e serão ativados mensalmente nas redes sociais do Programa.
Redes sociais
As outras duas produções audiovisuais foram pensadas como conteúdos exclusivos das redes sociais do Brazilian Footwear. Tanto o BF Question como o 30 Seconds w/ Brazilian Footwear trazem o olhar de compradores e de jornalistas internacionais sobre a indústria calçadista brasileira. Convidados de diferentes nacionalidades contam, em variados idiomas, os motivos pelos quais buscam o calçado “made in Brazil”.
No BF Question, os seis convidados respondem a uma pergunta. Enquanto alguns foram questionados sobre o diferencial da indústria brasileira, outros falaram sobre a razão deles comprarem calçados produzidos no Brasil. Em formato de pergunta e resposta rápida, no 30 Seconds w/ Brazilian Footwear outros seis convidados responderam sobre moda nacional, apostas, best-seller e o “match” entre o Brasil e o seu país. “Conseguimos com essas produções mostrar a pluralidade de países que a indústria calçadista brasileira trabalha e a visão deles sobre o nosso produto, que está presente em mais de 170 nações”, frisa Alice.
Moda
Ainda dentro da campanha do Brazilian Footwear para o segundo semestre deste ano, os lambe-lambes que foram escolhidos para acompanhar a comunicação internacional da indústria calçadista em 2024 ganharam novos layouts, tonalidades e até mensagens. O novo editorial de moda foi produzido e as fotos e os vídeos já começaram a ser ativados em junho deste ano.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.