Presença nacional é apoiada pelo programa Brazilian Footwear
Uma das mais tradicionais e importantes feiras de calçados do mundo, a Micam Milano prepara sua 99ª edição entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Milão/Itália. Com a terceira maior delegação internacional, o Brasil estará presente com 76 marcas apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, conta que as expectativas são positivas. “Existe uma estimativa de maior visitação de compradores, especialmente norte-americanos, diante da possibilidade de uma reedição da guerra comercial estabelecida entre Estados Unidos e China”, projeta. Segundo ela, o calçado brasileiro tem um diferencial competitivo frente aos principais concorrentes internacionais, com uma produção que une qualidade, design e sustentabilidade. “Na edição da Micam Milano de fevereiro passado, tivemos mais de 90 países visitando estandes brasileiros. O interesse do mercado internacional é crescente”, destaca. Em fevereiro passado, foram gerados mais de US$ 31 milhões em negócios para as marcas brasileiras, entre efetivados in loco e alinhavados durante a mostra.
Desfile
Além da exposição, algumas marcas brasileiras foram selecionadas para participar do desfile promovido pela Micam Milano nos dois primeiros dias do evento. Participam as marcas Jotape, Lightgel, Vizzano, Maithe, Schutz, Varietta e Voices Culture.
Mercado
Quinta maior produtora de calçados do mundo, a indústria brasileira cresceu mais de 3% em 2024 – dado oficial ainda não fechado. Para 2025, a projeção da Abicalçados é de um crescimento de mais 2%, alcançando 904 milhões de pares produzidos. Para o mercado internacional, no ano passado, foram embarcados mais de 97 milhões de pares para cerca de 160 destinos.
Participam da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Adrun, Anatomic Prime, Anatomic Shoes, Andacco, Andine, Archetti, Arezzo, Azillê, Beira Rio, BR Sport, Camminare, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cartago, Cecconello, Comfortflex, Cristófoli, Dakota, Degalls, Democrata, Divalesi, Ferracini, Ferricelli, Grendene, Grendha, Guilhermina, Ipanema, Jorge Bischoff, JotaPe, Killana, Kolosh, Kolway, Levecomfort, Leveterapia, LigthGel, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Maithë, Melissa, Mini Melissa, Mississipi, Modare Ultraconforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken Antitensor, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Renata Mello, Rider, Santa Lolla, Santinelli, Savelli, Schutz, Stéphanie Classic, Suzana Santos, Tabita, Usaflex, Valentina, Variettá, Verofatto, Vicenza, Villione, Vizzano, Voices Culture, West Coast, Wirth e Zaxy.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.