“Exemplo que arrasta”: Calçados Beira Rio é recertificada no Origem Sustentável

Gigante calçadista foi recertificada no nível máximo do programa, com mais de 80% dos indicadores atingidos

 

Existe um ditado popular que diz que “as palavras convencem, o exemplo arrasta”. A colocação está em sinergia com o trabalho ESG da Calçados Beira Rio, uma das maiores produtoras de calçados do Brasil. O dia 3 de novembro marcou a recertificação do grupo no mais alto nível do Origem Sustentável (Diamante), única certificação do mundo voltada exclusivamente para práticas sustentáveis de empresas da cadeia produtiva do calçado. A entrega aconteceu na sede da Calçados Beira Rio, em Novo Hamburgo/RS, e contou com as presenças da sua diretoria e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira. 


Com 569 pontos alcançados de 684 possíveis, o grupo vem puxando um movimento importante entre os fornecedores de materiais para calçados, ao exigir alinhamento do comprometimento com a sustentabilidade também nos seus processos produtivos. “A certificação da Calçados Beira Rio no nível máximo do Origem Sustentável tem uma grande relevância para toda a cadeia produtiva, no sentido de que exige o mesmo comprometimento da sua grande rede de fornecedores”, destaca Ferreira. 


Empregando mais de 29,5 mil pessoas, de forma direta e indireta, em 11 unidades produtivas, todas no Rio Grande do Sul, a Calçados Beira Rio produz, diariamente, mais de 500 mil pares de calçados que são vendidos para cerca de 30 mil clientes no Brasil e em outros 100 países ao redor do mundo. Na oportunidade da entrega, o vice-presidente do grupo, Rodrigo Argenta, ressaltou o pioneirismo e o compromisso do grupo com a sustentabilidade, não somente no seu pilar ambiental, mas também social e de governança.


Entre os destaques do grupo na área de ESG, está a reciclagem de resíduos industriais que voltam para o processo produtivo. Segundo a empresa, por ano, são produzidas mais de 17 milhões de palmilhas com materiais reciclados. Além disso, são desenvolvidos produtos com 6 milhões de saltos ABS reciclados anualmente. 


Sobre o programa

Criado pela Abicalçados em parceria com a Assintecal em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.