Mostras aconteceram nos meses de agosto e setembro, em Las Vegas e Nova Iorque
As feiras Magic Las Vegas e Magic Nova Iorque, realizadas entre 19 e 21 de agosto e de 22 a 24 de setembro, respectivamente, nos Estados Unidos, devem gerar mais de US$ 3,9 milhões para 11 marcas brasileiras de calçados. O valor soma negócios realizados in loco e que ficaram alinhavados nos eventos. O apoio para a participação verde-amarela foi do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Carla Giordani, do departamento de Negócios da Abicalçados, destaca que o mercado norte-americano, após um início de ano mais fraco, está em recuperação. “O fato foi refletido nos eventos, que geraram mais 140 visitas de players do mercado local, do Canadá, da Austrália e de países da América Latina. No total, devem ser comercializados por meio das participações, mais de 90 mil pares de calçados brasileiros”, conta.
Principal mercado
Maior mercado consumidor de calçados do mundo, em valores movimentados, os Estados Unidos são o principal destino do produto brasileiro no exterior. Conforme dados elaborados pela Abicalçados, entre janeiro e agosto foram exportados para lá cerca de 7 milhões de pares verde-amarelos, volume que ainda é cerca de 5% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Participaram da Magic Las Vegas, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Carrano, Lavish by Tricia Milaneze e Camu Camu. Já na Magic Nova Iorque participaram, apoiadas pelo programa, as marcas Beira Rio, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BRsport e Carrano
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.