Calçadistas selecionam mercados-alvo para exportações

Foram selecionados os mercados prioritários dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Japão

Com o objetivo de incrementar e qualificar as exportações de calçados, o Brazilian Footwear, programa de apoio aos embarques internacionais do setor mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), escolheu mercados-alvo para as ações do biênio 2026/2027. Foram selecionados, após mais de uma hora de reunião virtual entre representantes da Abicalçados, ApexBrasil e empresas calçadistas, no dia 27 de março, os mercados prioritários dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Japão. Já como mercados secundários foram eleitos Arábia Saudita e África do Sul.

Os mercados, segundo a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, foram pré-selecionados com base em dados quantitativos e qualitativos, que foram elencados para as empresas presentes na reunião. “Entre os critérios, temos tamanho do mercado, concorrência, barreiras tarifárias e potencial de consumo. A equipe da ApexBrasil e da Abicalçados elaboraram rankings por regiões e colocaram os países para discussão e posterior votação já com notas qualitativas e quantitativas”, explica Letícia. Segundo ela, o processo é democrático e transparente, e tem o objetivo de abranger os interesses da maior parte das empresas, independente das suas maturidades exportadoras (iniciantes ou maduras). “Mercados da América Latina, por suas similaridades culturais e proximidade geográfica, tendem a ser mais acessíveis para empresas iniciantes. Já mercados mais sofisticados, como da Europa e Oriente Médio são mais desafiadores e indicados para empresas mais estruturadas no processo de internacionalização”, exemplifica a gerente.

Segundo a gestora do Brazilian Footwear na ApexBrasil, Clara Santos, o objetivo do projeto é manter e ampliar a presença nos mercados cativos e também desbravar novos países potenciais, principalmente na Ásia e na África. “A escolha busca pulverizar ao máximo as exportações de calçados, para que a internacionalização não fique restrita a poucos mercados e, com isso, fique mais suscetível às instabilidades econômicas”, pontua.

Novidades
Entre as novidades do próximo biênio, estão os mercados do Japão e da África do Sul (secundário). Segundo Letícia, o primeiro foi definido por ser uma referência e porta de entrada importante para o mercado asiático. Já a África do Sul, por sua vez, possui estudo realizado pela Inteligência de Mercado da Abicalçados e será trabalhada com prospecção de compradores e jornalistas.

Momento desafiador
A escolha dos mercados-alvo acontece em meio a um momento desafiador para as exportações de calçados, com mudanças profundas na dinâmica do comércio internacional a partir da guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China. Mesmo em meio às incertezas, entre janeiro e março, foram exportados, pelo Brasil, mais de 31,5 milhões de pares, 14% mais do que no mesmo período de 2024.

 

 Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também atêm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.