Na Itália, Micam Milano gera negócios e oportunidades para marcas brasileiras

Negócios efetivados e alinhavados podem chegar a mais de US$ 16 milhões

Considerada a feira de calçados mais internacional do mundo, em número de expositores - cerca de 900 marcas -, a 99ª edição da Micam Milano gerou bons resultados para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A feira, ocorrida em Milão/Itália, aconteceu entre os dias 23 e 25 de fevereiro e apresentou as coleções de Outono/Inverno.  

A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, acompanhou a ação. “No total, foram mais de 900 contatos com compradores de todo o mundo, em especial da Europa, Ásia e Oriente Médio. Desses, metade dos contatos foram inéditos. Então, a Micam Milano, mais uma vez, cumpriu o seu propósito de, mais do que negócios, gerar conexão da indústria brasileira com o mercado internacional”, avalia a coordenadora, destacando que as empresas com melhores resultados foram as que fizeram “o tema de casa”. “O pré-feira se mostra cada vez mais fundamental para o sucesso na exposição. As empresas que o fizeram tiveram bons resultados”, acrescenta. 

Paola revela que, apesar do momento econômico conturbado pelo qual passa a Europa e o Oriente Médio, locais de onde vem o maior volume de visitantes da Micam Milano, os negócios aconteceram. O relatório gerado pela Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados 238,65 mil pares de calçados, que geraram mais de US$ 4,72 milhões. Já somando as expectativas de negócios que ficaram alinhavados no evento, visto que a maioria deles acontece no pós-feira, as vendas chegam a 1,15 milhão de pares por US$ 16,86 milhões. Outro ponto destacado por Paola é que, mais uma vez, o Brasil contou com a terceira maior delegação internacional no evento, mostrando a potência do calçado brasileiro produzido pela maior indústria do setor fora da Ásia. 

Expositores brasileiros
O presidente da Luiza Barcelos, Luiz Barcelos, se disse satisfeito com os resultados alcançados. “Por ser uma feira que apresenta coleções de Outono/Inverno, tivemos uma visitação positiva. A recepção da nossa coleção foi muito boa”, avalia. O empresário conta que a Luiza Barcelos está retomando, gradualmente, o mercado de exportação e que, para isso, a participação em feiras internacionais como a Micam Milano é fundamental. “Em 2023, a exportação representou 1% do faturamento e no ano passado foi de 2%. Para este ano, estamos com a meta de 10% do faturamento vindo das exportações”, comenta. 

A gerente de exportação da Ferracini, Thânia Fileto, destaca que a visitação foi bastante positiva. “Superou nossas expectativas iniciais. Tivemos visitas de clientes antigos e também novos”, avalia. Segundo ela, o trabalho pré-feira, realizado para divulgar a presença da marca e agendar reuniões com compradores internacionais, foi fundamental para a performance positiva. “A economia europeia passa por um momento difícil, mas é importante estar aqui e, mesmo com menores volumes comercializados, manter o mercado”, frisa. 

Com cerca de 30% de seus calçados enviados ao mercado externo, a Ferricelli enxerga a Micam Milano como uma feira estratégica para sua internacionalização. A gerente de exportação da empresa, Janaína Rezende, conta que, além de gerar novos contatos com clientes importantes, o evento permite a manutenção de clientes antigos que visitam o evento. Citando um exemplo, ela conta o caso de um comprador da República Tcheca que havia visitado o estande na feira italiana de setembro passado e que trabalhou nas amostras até fechar pedidos na edição 99. Além desse cliente, Janaína revela que no evento abriu um novo mercado, o Iraque. “A manutenção da participação gera uma relação de confiança com o mercado”, conclui. 

A importância da feira para posicionamento da marca no mercado internacional, pela sua abrangência, foi destacada por Ramon Bourscheidt, da gerente de exportação da Usaflex. “A feira valoriza marcas que trabalham com valor agregado e os compradores que visitam a Micam Milano buscam marcas reconhecidas. Então, estar aqui é fundamental”, avalia. Na edição 99, a Usaflex conta ter conquistado novos clientes em mercados como Malásia, Taiwan, Singapura e Coreia do Sul. 

Suzan Ellen de Souza, gerente de exportação da Suzana Santos, considera a participação positiva, especialmente pelos novos contatos gerados para a empresa que não participou das edições de 2024. “A nossa estratégia de consolidar o mercado europeu passa por continuar expondo nossos produtos na Micam Milano”, revela. Suzan conta que foram gerados contatos importantes, principalmente em mercados de países europeus e da América Central, dos Estados Unidos, de Israel e da Índia. 

Além de negócios e contatos, a feira de calçados contou com desfiles durante seus três dias de realização. Com o objetivo de apresentar as principais tendências expostas, os desfiles destacaram as marcas brasileiras JotaPe, Lightgel, Vizzano, Santa Lolla, Variettá e Voices Culture. 

Participaram da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Adrun, Anatomic Prime, Anatomic Shoes, Andacco, Andine, Archetti, Arezzo, Azillê, Beira Rio, BR Sport, Camminare, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cartago, Cecconello, Comfortflex, Cristófoli, Dakota, Degalls, Democrata, Divalesi, Ferracini, Ferricelli, Grendene, Grendha, Guilhermina, Ipanema, Jorge Bischoff, JotaPe, Killana, Kolosh, Kolway, Levecomfort, Leveterapia, LightGel, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Maithë, Melissa, Mini Melissa, Mississipi, Modare Ultraconforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken Antitensor, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Renata Mello, Rider, Santa Lolla, Santinelli, Savelli, Schutz, Stéphanie Classic, Suzana Santos, Tabita, Usaflex, Valentina, Variettá, Verofatto, Vicenza, Villione, Vizzano, Voices Culture, West Coast, Wirth e Zaxy.

 

 

Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.