Indústria calçadista gerou mais de 3,8 mil empregos em janeiro

Estoque de emprego soma 286 mil postos diretos no Brasil



Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base nos números do Caged/RAIS, apontam que o setor gerou 3,88 mil postos de trabalho no primeiro mês do ano. Com isso, a indústria calçadista encerrou janeiro com um total de 286 mil empregos diretos, número 1,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, explica que, embora a criação de postos em janeiro seja sazonal, esse foi o maior número de empregos gerados no mês desde 2023. “Contudo, ainda está abaixo da média histórica do mês - computada desde o ano 2000, que é de 4,8 mil novas vagas”, explica. Segundo ele, o número de postos deve seguir em elevação ao longo do ano, visto a expectativa de crescimento de 2% na produção de calçados em 2025. “Apesar das incertezas, no mercado nacional e especialmente internacional, estamos prevendo esse crescimento que, embora tímido, irá recuperar as perdas produtivas ocasionados pela pandemia, desde 2020”, completa o dirigente, acrescentando que a performance do setor na BFSHOW, principal feira de calçados da América Latina que acontecerá em maio, em São Paulo, deve trazer um panorama mais assertivo para o restante do ano. 

Estados
O estado que mais emprega no setor segue sendo o Rio Grande do Sul. Em janeiro, a indústria calçadista gaúcha gerou 523 postos, encerrando o primeiro mês de 2025 com um estoque de 81,42 mil empregos diretos, 3,3% menos do que no mesmo período do ano passado. 

Na sequência entre os estados que mais empregam na atividade aparecem o Ceará (com a perda de 252 postos em janeiro e estoque de 68,85 mil empregos, 7,3% mais do que no mesmo mês de 2024), Bahia (com 851 postos criados em janeiro e estoque de 41,72 mil empregos, 2,5% mais do que em 2024) e São Paulo (com 1,3 mil postos criados em janeiro e estoque de 31,7 mil empregos, 3,3% mais do que no mesmo mês de 2024). 


EMPREGOS NO SETOR CALÇADISTA

TOTAL: 286 mil empregos diretos (+1,3% em relação a 2024)
RS: 81,42 mil empregos diretos (-3,3% em relação a 2024)
CE: 68,85 mil empregos diretos (+7,3% em relação a 2024)
BA: 41,72 mil empregos diretos (+2,5% em relação a 2024)SP: 31,7 mil empregos diretos (+3,3% em relação a 2024)