Jornalistas e influenciadores de quatro países conhecem de perto a indústria calçadista brasileira

Projeto realizado no âmbito do Brazilian Footwear trouxe jornalistas e influenciadores para a feira BFSHOW

 

Os diferenciais da indústria calçadista brasileira foram apresentados a jornalistas e influenciadores internacionais durante agenda especial desenvolvida junto à feira BFSHOW. O Brazilian Footwear, programa mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trouxe ao Brasil sete jornalistas da Argentina, Colômbia, Espanha e Itália e cinco influencers colombianos. As ações contaram, além da visita à feira, que ocorreu de 21 a 23 de novembro no Centro de Eventos da FIERGS, com atividades culturais que mostraram um pouco da cultura brasileira e visitas a duas fábricas de calçados no Vale do Paranhana, na última sexta-feira, dia 24.

A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que as duas ações foram positivas para a imagem da indústria nacional. “Na primeira edição da feira BFSHOW conseguimos mostrar a diversidade dos calçados brasileiros, com diferenciais de design, tecnologia e uma grande variedade de produtos. Os convidados tiveram a oportunidade de ver os calçados e conversar com as lideranças das empresas. Já nas visitas às fábricas eles puderam ver de perto o trabalho que é realizado nas unidades produtivas, desde o desenvolvimento, os testes até a fabricação de cada par de calçado". O jornalista argentino Mauricio Herzovich, editor da CueroAmerica, afirma que desde o anúncio da BFSHOW com a Abicalçados como organizadora do evento, assim como ocorre em outros países, o evento tem chamado atenção.“E a feira foi excelente, muito preparada e com uma bela decoração, recebeu um grande número de compradores. Seguramente foi um grande impulso para o setor e será uma grande feira brasileira.”

A jornalista espanhola Maite Ruiz Atela, da revista Global Fashion Export, comenta que a viagem ao Brasil é sempre muito interessante. “Comprovar o resultado de uma feira que foi idealizada há dois, foi um desafio que tive a oportunidade de presenciar. A organização e a atitude dos expositores foi muito boa. Os compradores ficaram contentes pelo equilíbrio e qualidade das propostas apresentadas. É uma certeza que a próxima edição da feira vai ser um sucesso e um desafio ainda maior. Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora”, pontua.

Já o influenciador colombiano Jahir Rueda pontua que a agenda pensada para o grupo de influenciadores foi excelente. “A mescla entre as visitas à feira e as atividades e experiências  culturais permitiram conhecer mais o Brasil”, fala, ao dizer que a BFSHOW estava muito bonita. Além dos Projetos Imagem e Influenciadores, a BFSHOW recebeu o Projeto Comprador. Mais de 150 compradores internacionais de 30 países e milhares de lojistas nacionais visitaram essa primeira edição do evento que é realizado pela Abicalçados e organizado pela NürnbergMesse Brasil. Patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a feira tem a parceria oficial foi da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O apoio foi dos sindicatos das indústrias de calçados do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Estância Velha, Sapiranga, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Jaú, Fortaleza, Farroupilha, Parobé, Franca, Igrejinha, Nova Serrana e Novo Hamburgo. A próxima edição da BFSHOW, que acontecerá no Transamérica, em São Paulo/SP, apresentará coleções de Primavera/Verão nos dias 21 a 23 de maio de 2024.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.