Mostra reunirá cerca de 350 marcas brasileiras de todos os polos produtivos, segmentos e nichos de mercado
A maior feira calçadista da América Latina, que reunirá cerca de 350 marcas brasileiras entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, traz consigo a expectativa de retomada para a indústria do setor. Devendo receber em torno de 12 mil compradores de todo o Brasil, sendo mais de 1,2 mil deles de cerca de 50 países, a BFSHOW é promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizada pela NürnbergMesse Brasil.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que, apesar do cenário incerto, principalmente no mercado internacional, o otimismo com a retomada do setor será a tônica do evento. “Estamos acompanhando o andamento das negociações entre os governos brasileiro e estadunidense e esperamos que até a feira tenhamos novidades positivas”, avalia, destacando que os Estados Unidos são o principal destino internacional do calçado brasileiro e que, mesmo com a taxação, já tem compradores confirmados na feira.
Ferreira, destaca, ainda, que mesmo diante do cenário nebuloso, as expectativas da indústria são de um crescimento de até 1,4% na produção em 2025, alcançando mais de 940 milhões de pares produzidos. Já para 2026, as projeções são de sequência no crescimento, podendo chegar a 2%, alcançando mais de 960 milhões de pares produzidos. “Os reflexos dessas projeções devem ser sentidos na BFSHOW, que é o grande momento da indústria calçadista nacional”, projeta o dirigente.
Mais pré-credenciados
Os números de compradores credenciados corroboram o otimismo para a feira. Segundo o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, o pré-credenciamento total está 11% maior do que no mesmo período do ano passado. “Levando para o mercado internacional, já são 34% mais importadores credenciados”, comemora.
Com um Programa Comprador realizado em parceria com os próprios expositores, a feira contabiliza cerca de 670 convidados pela iniciativa, sendo mais de 160 deles internacionais de mais de 30 países. “A assertividade dos convites é um dos destaques da BFSHOW, que desde seu princípio trabalha em total sinergia com os anseios de seus expositores”, explica Picolo, ressaltando que a maior parte dos visitantes vêm por conta própria por entender a “relevância do evento como a maior vitrine do calçado brasileiro para o mundo”.
Conteúdos
Além de negócios, a BFSHOW traz conteúdos de relevância para os lojistas e importadores. O espaço da Arena BFSHOW (Rua B, localização B107) recebe, no primeiro dia da feira (10), a partir das 17h20, uma palestra sobre tendências e inspirações para a estação de Outono/Inverno. O objetivo da apresentação de Luana Lanzini e Luana Savadinitzky, do portal Fashion Directions, é ser um “guia de compras” para uma maior assertividade nos negócios. Às 18h é a vez de Eric Chien e Gabriela Pereira, head de Moda e gerente de contas do TikTok, respectivamente. Eles falarão sob o tema “Do feed à venda: histórias reais de como o conteúdo vende calçados no TikTok Shop”, revelando as técnicas de vendas de um dos maiores fenômenos digitais dos anos recentes.
Já no dia 11, a programação começa às 17h30 com Laís Miranda, da Steal The Look, que falará sobre tendências de moda. Às 18h sobe ao palco Rodrigo Prado, mentor de representantes comerciais, que falará sob o título “O elo que move o mercado”. Com ampla experiência em gestão comercial e comportamento de vendas, o palestrante apresentará uma reflexão sobre a importância da conexão entre marcas, representantes e lojistas para transformar relacionamento em resultado.
Coletiva de imprensa
No segundo dia da BFSHOW (11), às 11h, na Arena, acontece a já tradicional coletiva de imprensa com jornalistas brasileiros e internacionais. No encontro, Ferreira fará uma análise do mercado atual para calçados, tanto no ambiente doméstico quanto internacional, detalhará as principais pautas para a competitividade do setor e fará projeções para curto e médio prazos. Já Picolo falará sobre o primeiro dia de feira e destacará números importantes do evento. A coletiva contará, ainda, com as presenças de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e de empresários expositores.
SERVIÇO
5ª BFSHOW
Data: 10 a 12 de novembro de 2025 – das 9h às 19h nos dias 10 e 11 e das 9h às 17h no dia 12
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, bairro Santana, São Paulo/SP)
Credenciamento e informações: www.bfshow.com.br