Site que promove a conexão entre calçadistas e compradores de todo o mundo registrou 197 mil visitas únicas no ano passado
Não é de hoje que a digitalização é pauta importante para o setor calçadista brasileiro. Mas foi a partir da pandemia de Covid, em 2020, com todas as restrições físicas, que o tema deu um salto. Dados da International Trade Administration (EUA) apontam que, no ano passado, o e-commerce B2B (business to business) movimentou mais de US$ 28 trilhões, número que deve chegar a mais de US$ 36 trilhões em 2025. Os números ilustram um movimento que vem sendo trabalhado junto a calçadistas brasileiros por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Criada em 2015, a plataforma BrazilianFootwear.com é voltada para empresas exportadoras em diferentes maturidades que desejam iniciar sua internacionalização ou intensificar o contato com compradores internacionais. No ano passado, o site, que promove a conexão com importadores de todo o mundo, recebeu 197 mil visitantes únicos, 29% mais do que em 2023. As principais visitas foram de compradores dos Estados Unidos e Argentina, os dois principais destinos do calçado brasileiro no exterior. Na sequência, apareceram Bolívia, Equador, Venezuela, Peru, Colômbia, Chile, Reino Unido e Singapura. Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, conta que a plataforma traz perfis atualizados em inglês e espanhol de 196 marcas de calçados do Brasil associadas ao Brazilian Footwear. “O site, além de promover a divulgação do calçado ‘made in Brazil’, permite que as empresas abram negociações com importadores interessados”, destaca.
Plugt: negócios fechados
O diretor da Plugt (Birigui/SP), Renato Ramires, conta que, desde 2021, quando a empresa aderiu à plataforma, muitos mercados foram abertos e negócios foram fechados em tratativas que iniciaram no site. “É uma ferramenta muito importante e que facilita bastante a apresentação dos nossos produtos para compradores de todo o mundo”, comenta. Segundo ele, em contatos iniciados pela plataforma foram fechados pedidos com clientes da Colômbia, Equador, Vietnã, Grécia, entre outros países. “Além disso, estamos em negociação com clientes dos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Equador, Áustria, Panamá, Porto Rico, Turquia e França” conta Ramires, destacando que, somente no ano passado, o perfil da empresa recebeu mais de 10 mil visitas.
Calçados Beira Rio: contatos de diversos países
Uma das principais produtoras de calçados do Brasil, a Calçados Beira Rio (Novo Hamburgo/RS) enxerga na plataforma uma forma de contatar compradores do mundo de forma ágil e assertiva. “Desde que nos cadastramos na plataforma, notamos um aumento significativo nos contatos recebidos de diversos países. Pessoas interessadas em importar ou até mesmo em comprar quantidades menores diretamente em seus respectivos países têm demonstrado interesse crescente”, conta a gerente de exportação do grupo, Michele Ponath. Segundo ela, uma das grandes vantagens da plataforma é a possibilidade de lançar coleções atuais, destacando produtos-chave. “Isso tem despertado um interesse considerável e aumentado significativamente a quantidade de contatos que recebemos”, completa.
Klin: ferramenta para exportação
A gestora de exportação da Klin (Birigui/SP), Camila Chamoun, conta que a empresa tem obtido resultados positivos com a plataforma, incluindo o fechamento de novos negócios originados por meio dela. Porém, ela alerta para uma questão importante e que ajuda significativamente a performance da calçadista. “É preciso manter as informações da marca sempre atualizadas para maximizar essas oportunidades. Parabenizamos a plataforma pela navegação intuitiva, que facilita tanto a inclusão de informações pelas marcas quanto o acesso dos compradores”, diz.
Opananken: qualidade dos importadores
Com mais de 3,4 mil compradores cadastrados, um dos diferenciais da plataforma BrazilianFootwear.com é a qualidade dos importadores participantes. O gerente de exportação da Opananken (Franca/SP), Leandro Moscardini, destaca que a empresa recebe não somente uma boa quantidade de contatos, mas também muita qualidade. “O mailing da Abicalçados é muito qualificado e isso reflete nas visitas que recebemos”, diz. Segundo ele, alguns contatos se tornaram clientes de longa data. Um dos pontos positivos, conforme Moscardini, é que a plataforma possibilita que a empresa esteja em “vários locais ao mesmo tempo”. “É uma vitrine mundial do nosso calçado”, finaliza. As principais visitas no perfil da Opananken são oriundas dos Estados Unidos, Argentina e Chile.
Novidades para 2025
Para o ano que inicia, a plataforma passou por atualizações importantes que permitem uma melhor navegabilidade e mecanismos que facilitarão a gestão dos perfis por parte dos operadores. Agora, conta Carla, será possível a inclusão de novos colaboradores e as empresas poderão incluir informações sobre os mercados que são de interesse, bem como informar os países nos quais possui distribuição. “Desta forma, é possível repassar informações mais assertivas para os compradores internacionais interessados nas marcas”, completa.
Como funciona
Voltado para empresas exportadoras que desejam intensificar o contato com compradores internacionais, a plataforma digital BrazilianFootwear.com conta com perfis constantemente atualizados com informações gerais, fotos de coleções e contatos das marcas participantes, A plataforma, além de promover a divulgação das calçadistas brasileiras, permite que negociações sejam iniciadas diretamente no site para que, posteriormente, o contato seja personalizado por parte da empresa para cada comprador. A plataforma funciona como um “buscador de marcas” com filtros de acordo com o segmento, tipo de produto, faixas de preços, entre outros atributos. “O comprador que entra na plataforma encontra o que há de melhor no calçado brasileiro num só lugar”, conclui Carla.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.