Projeto Imagem promove a indústria calçadista brasileira para jornalistas internacionais na BFSHOW

Ação trouxe jornalistas da Argentina, Colômbia e Espanha para participar da feira, em São Paulo

 

Com o intuito de apresentar e fomentar o setor calçadista brasileiro para o mundo, entre os dias 18 e 24 de maio de 2024, o Projeto Imagem do Brazilian Footwear recebeu seis jornalistas internacionais para uma agenda especial em São Paulo/SP, com atividades na feira calçadista BFSHOW e no Foro Latinoamericano do Calçado. A ação, promovida pelo programa setorial realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), teve como principal objetivo promover o Brasil como um dos principais produtores de calçados do mundo, destacando a diversidade e o potencial da indústria calçadista nacional. 

Nesta edição, os jornalistas argentinos Horacio Benjamin Delfino (Serma) e Mauricio Arón Herzovich (Cueroamérica), os colombianos Juan Carlos Giraldo Bedoya (Caracol Televisión), Laura Viviana Lesmes Díaz (El Tiempo) e Myriam Lucety Carreño Rojas (El Espectador), e a espanhola Maite Ruiz-Atela (Global Fashion), participaram das atividades previstas pela ação. A 26ª edição do Foro Latinoamericano do Calzado, evento ocorrido no dia 20 de maio, foi acompanhada pelos convidados que assistiram aos debates sobre os panoramas atuais, tendências e inovações no setor, conectando profissionais e especialistas da América Latina. 

Já entre os dias 21 a 23 de maio, os seis jornalistas visitaram a segunda edição da feira BFSHOW, realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP. “No evento, puderam conhecer de perto as principais características que diferenciam a indústria calçadista brasileira, como o design inovador, a sustentabilidade e as tecnologias utilizadas na fabricação dos calçados. A feira contou com a participação de 318 marcas calçadistas brasileiras que apresentaram suas coleções de Primavera/Verão, demonstrando todo o potencial, o dinamismo, a diversidade e a criatividade desta que é a maior indústria de calçados do Ocidente”, comenta Nicolle Frapiccini, da Comunicação da Abicalçados, responsável pela ação. 

A jornalista colombiana Laura Viviana Lesmes Díaz, repórter do jornal El Tiempo, comentou sobre a importância da indústria calçadista e ainda expressou sua satisfação com o evento. “A feira me pareceu espetacular, um espaço para conhecer, ver as coleções, os negócios, as alianças que podem ser criadas entre Colômbia e Brasil em uma indústria tão importante como a de calçados. Além disso, se pode fazer uma avaliação do setor, como ele está em toda a região e quais são as oportunidades de melhorias. Tudo esteve perfeito, muito bem organizado, foi uma ótima experiência.” 

Além da intensa cobertura jornalística da feira, os convidados tiveram a oportunidade de explorar a cultura brasileira. A programação da ação contou com visitas a pontos turísticos de São Paulo/SP, lojas-conceito, centros comerciais, proporcionando uma imersão completa no País. 



Sobre o Brazilian Footwear

O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear. 



Sobre a Abicalçados 
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. 

Sobre a ApexBrasil 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.