Nossa trajetória e nossa história

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil.

O início

Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo (RS), possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

Mais do que uma representante institucional e política, frente em que atua continuamente na defesa de pleitos relevantes para o setor, como desoneração tributária, ampliação do crédito, reforma trabalhista, melhorias logísticas, entre outros, a Abicalçados atua hoje também como uma alavanca para a qualificação setorial. Nesse contexto a entidade trabalha, cada vez mais, com foco na criação de uma cultura de design, que valorize o calçado brasileiro não somente pelos materiais, mas pelo seu processo diferenciado de desenvolvimento, resultando em um calçado inovador e diferenciado do ponto de vista estético.

Em meio à concorrência voraz dos asiáticos, que lotam prateleiras nacionais e internacionais com produtos cada vez mais baratos, a indústria nacional, impactada por fatores externos que prejudicam a sua competitividade, já não basta apenas produzir calçados: é preciso criar produtos diferenciados e cujo principal diferencial competitivo não seja o preço.

Atualmente, diversas empresas brasileiras já atuam na elaboração de produtos diferenciados e com alto apelo de moda e design, inclusive exportando com marca própria e tornando o do calçado nacional reconhecido mundialmente. Nesse sentido, a indústria nacional conta com o apoio do Brazilian Footwear, programa mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo principal de aumentar o volume de exportações de calçados brasileiros.

Norteadores estratégicos

Representação institucional, desenvolvimento da competitividade e promoção da excelência do setor calçadista brasileiro.
Representar, desenvolver e promover o setor calçadista brasileiro, com respeito, excelência e resultados.
A Abicalçados pretende ser reconhecida como o centro de referência na representação institucional, desenvolvimento da competitividade e promoção da excelência do setor calçadista brasileiro.
  • Respeito: ao associado e aos interesses do setor calçadista brasileiro. A Abicalçados é agente legítima das indústrias de calçados;
  • Excelência: competência na realização da representação institucional do setor e na prestação de serviços;
  • Inovação: a Abicalçados deve liderar (com proatividade) a indústria calçadista em busca de competitividade;
  • Resultados: a Abicalçados deve buscar, obter e comunicar o produto de suas atividades;
  • Responsabilidade Social e Sustentabilidade: a Associação opta por uma postura responsável com relação aos interesses do setor calçadista, mediando-os de maneira sustentável com relação a colaboradores, fornecedores, poder público e sociedade brasileira.

Nossa história

  1. O começo

    1983

    Fundação da Adical, associação das indústrias de calçados do Rio Grande do Sul, na época com 30 associados

  2. Um novo nome

    1990

    Adical passa a se chamar Abicalçados, passando de entidade regional para nacional.

  3. 1º seminário

    1992

    Com o objetivo de qualificar o setor calçadista, a Abicalçados promove o 1º Seminário Nacional do Setor de Calçados com o tema “A competitividade como resultado de qualidade e mais produtividade”. Em 2015 o seminário chegou a sua 19ª edição com o tema “Novas formas de comunicação digital”.

  4. Parceria com Apex-Brasil

    2000

    Abicalçados assina primeiro convênio com a Apex-Brasil para promoção do calçado brasileiro no exterior dando origem ao programa Brazilian Footwear. Atualmente, o convênio segue em andamento, tendo sido renovado para mais um biênio em 2019.

  5. Prevenção de medidas

    2005

    Abicalçados entra com representação junto ao Governo Federal em busca da adoção de medidas antidumping contra o calçado chinês.

  6. Importação renovada

    2009

    Governo Federal cria, de forma provisória, a sobretaxa de US$ 12,47 por par importado da China. Após seis meses de duração, medida é renovada para os cinco anos seguintes, agora com valor corrigido para US$ 13,85 por par importado daquele país. Desde 2016, portanto renovado até 2021, a tarifa é de US$ 10,22 por par.

  7. Novos processos

    2016

    Com o objetivo de lançar bases para a criação de novos processos, modelos de negócios e produtos com tecnologia embarcado, Abicalçados se une a entidades setoriais (Abrameq, Assintecal e CICB) e lança o programa Future Footwear. Renovada a tarifa de antidumping contra o calçado importado da China, agora no valor de US$ 10,22 por par. Medida tem vigência até março de 2021.

Polos da Indústria Calçadista

Perfil da indústria calçadista

944 milhões de pares produzidos (2018)
115 milhões de pares exportados, que representam US$ 927 milhões(2019)
Mais de R$ 21 bilhões de faturamento (2018)
Mais de 270 mil postos de trabalho gerados
O setor calçadista responde por 4% do PIB da Indústria da Transformação Brasileira
Mais de 160 destinos para exportações, a maior parte deles na Américas do Sul e do Norte (EUA)
Mais de 6 mil empresas
4º maior produtor de calçado do mundo (2019)

Quem faz a Abicalçados

Caetano Bianco Neto

Presidente do Conselho Deliberativo

Haroldo Ferreira

Presidente-Executivo

Cássia Mello

Presidência-executiva

Cristian Schlindwein

Gestão de Projetos

Ariane Berghann

Secretária

Wilson Luis Rambo

Unidade Administrativa

Carla Giordani

Gestão de Projetos

Suély Muhl

Assessoria Jurídica

Daniela Marco

Unidade Administrativa

Paola Pontin

Unidade de Promoção Comercial

Nicolle Frapiccini

Unidade de Promoção de Imagem

Priscila Linck

Inteligência de Mercado

Letícia Sperb Masselli

Unidades de Promoção Comercial e de Relacionamento

Alice Rodrigues

Unidade de Promoção de Imagem

Igor Fink Glaser

Inteligência de Mercado

Aline Maldaner

Unidade de Relacionamento

Diego Rosinha

Unidade de Promoção de Imagem

Marcos Pereira

Consultor de Tecnologia da Informação

Sinara Sander

Assessoria Jurídica

Analdo Slovinski Moraes

Calçados Bebecê

Astor Reinaldo Ranft

Calçados Pegada

Caio Borges Ferreira

Radamés Artefatos de Couro

Carlos Alberto Mestriner

Klin Produtos Infantis

Claudio Chies

Grendene

Darcio Cisso Klaus

Sindicato das Indústrias de Calçados de Campo Bom

Jorge Bischoff

Bischoff Group

Júnior César Silva

Crômic Femme

Marco Lourenço Müller

Calçados Ramarim

Paulo Roberto Konrath

Lotus Calçados

Renato Klein

Piccadilly

Ricardo José Wirth

Indústria de Calçados Wirth

Rosnei Alfredo da Silva

Calçados Bibi

Samir Nakad

Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui

Sérgio Gracia

Kidy Birigui Calçados

Danilo Cristófoli

Cristófoli

João Altair dos Santos

Conforto

Paulo Vicente Bender

Carrano

Eduardo Kurt Jacob

Kildare

José Paulo Boelter

Sugar Shoes

Maurício Antônio de Vargas

Calçados Bibi

Paulo Schmidt

1983 / 1986

Enio Lucio Schein

1986 / 1991

Horst Volk

1991 / 1995

Raul Carlos Martini

1995 / 1998

Nestor Herculano de Paula

1999 / 2001

Elcio Jacometti

2001 / 2007

Milton Cardoso

2007 / 2013

Paulo Roberto Schefer

2013/2016

Rosnei Alfredo da Silva

2016/2019

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