Abicalçados lança estudo sobre mercado alemão para calçados

Iniciativa é realizada por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor

Principal economia da Europa, com um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 4,4 trilhões, a Alemanha foi alvo de um estudo de mercado para calçadistas brasileiros. O Panorama do Calçado - Alemanha foi desenvolvido no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

O objetivo do estudo, segundo a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, é detalhar o potencial do mercado alemão para calçados brasileiros. “A Alemanha é o segundo país que mais importa calçados no mundo e é, basicamente, dominada por calçados asiáticos. Existe um grande potencial de crescimento das exportações brasileiras para lá, especialmente diante da crescente demanda por produtos desenvolvidos em acordo com os conceitos de ESG”, comenta a coordenadora, destacando a importância da certificação do Origem Sustentável para a inserção naquele mercado. Segundo o levantamento, a Alemanha importa, anualmente, mais de 355 milhões de pares, pelos quais paga mais de 10 bilhões de euros. “O Brasil é apenas o 27º fornecedor de calçados importados na Alemanha. Temos um grande mercado a explorar”, completa Priscila. 

O Panorama, disponível para download gratuito, traz dados do mercado alemão de calçados, como consumo per capita, preços médios de importação, gastos das famílias, regiões de maior consumo, tarifas de importação, entre outros. Acesse no link.

 

 

Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.