Abicalçados lança estudo sobre o mercado chileno

Chile é um país que vem despertando a atenção de produtoras brasileiras de calçados

 

Principal importador de calçados da América do Sul, o Chile é um país que vem despertando a atenção de produtoras brasileiras do setor. Para auxiliar na inserção, manutenção ou ampliação das exportações de calçados verde-amarelos para o país andino, a Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, programa de fomento aos embarques do setor realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lança, em dezembro, o Panorama do Calçado - Chile. 

A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, destaca que o Chile é um país aberto comercialmente, com uma “poderosa rede de acordos de livre comércio”. Somando isso ao fato de o país ter a maior importação per capita de calçados do continente, o mercado chileno torna-se um importante player comercial a ser explorado pelos calçadistas brasileiros. “Temos uma fatia de menos de 2% das importações totais do mercado, dominado por asiáticos. Existe um grande potencial de trabalho, levando em consideração os diferenciais do calçado brasileiro, não somente em termos de qualidade, mas também de sustentabilidade, conceito cada vez mais valorizado pelo consumidor local”, explica Priscila. 

No Panorama do Calçado - Chile, estarão listadas informações relevantes sobre o País e também específicas sobre o mercado de calçados, como a localização das regiões com maior potencial de consumo, gastos locais com o produto, importações por províncias, entre outras. Estudo está disponível no link.

 

Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.