Estudo foi realizado via Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a ApexBrasil
A Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio à internacionalização do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lança, em setembro, o Panorama Angola. O objetivo é orientar empresas que desejam entrar ou ampliar suas participações no mercado local.
Com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 115,95 bilhões, Angola tem uma população de 37,9 milhões de pessoas, a maior parte jovem (44% tem menos de 14 anos). A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, destaca que o país africano é um destino promissor para o calçado brasileiro, tanto que é considerado um mercado-alvo do programa Brazilian Footwear.
Entre os dados que constam na publicação, está a importação angolana de calçados, que no ano passado foi equivalente a US$ 151,7 milhões. “Angola é o nono destino do calçado brasileiro no exterior, tendo aumentado suas importações do produto verde-amarelo em 1,1% no ano passado. Com isso, estamos ganhando market share em um mercado que ainda é dominado pelo calçado chinês”, explica Priscila, ressaltando que 85% das importações do país são provenientes da China e 8,3% do Brasil. Além de dados da balança comercial, na publicação o leitor tem acesso a projeções, informações sobre acordos comerciais do país, tarifas praticadas, entre outros.
Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quarta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br.
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, cerca de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.