Abicalçados leva 32 marcas calçadistas para feiras nos Estados Unidos

Brazilian Footwear, programa realizado em parceria com a ApexBrasil, desembarca nos Estados Unidos para duas grandes feiras comerciais, em Atlanta e Las Vegas

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), desembarca nos Estados Unidos para duas grandes feiras comerciais. As mostras acontecem em Atlanta e em Las Vegas. 

A primeira parada será entre os dias 9 e 11 de agosto, em Atlanta. Na Atlanta Shoe Market, uma das feiras calçadistas que mais cresce nos Estados Unidos, a participação será de 22 marcas. Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, que acompanhará a ação, ressalta que o Brasil participa há mais de cinco anos da feira. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de contato com distribuidores locais, já que é promovido por uma associação de representantes norte-americanos. Participam da Atlanta Shoe Market, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Arezzo, Awana Group, Bibi, Bottero, Cartago, Cocco Miami, GVD International, House of ZALO, Ipanema, Itapuã, Klin, Melissa e Mini Melissa, New Face, Pegada, Piccadilly, Pyramidis, Rider, Schutz, Usaflex, Vicenza e Zaxy.  

Na sequência, entre os dias 18 e 20 de agosto, as calçadistas brasileiras desembarcam em Las Vegas para participar da Magic Las Vegas. Focada em moda, a feira receberá 12 marcas verde–amarelas apoiadas pelo Brazilian Footwear. Participam do evento as marcas Actvitta, Beira Rio, BR Sport, Carrano, Cocco Miami, Dress To, Klin, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho e Vizzano. 

Mercado
Apesar da sobretaxa de 50% aos calçados brasileiros, que passa a valer no dia 6 de agosto, Carla destaca que os Estados Unidos é, historicamente, um importante parceiro comercial da indústria calçadista brasileira.

O mercado estadunidense consome, anualmente, mais de 2,6 bilhões de pares, quase todos importados. Atualmente, quase 30% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de calçados são provenientes do mercado norte-americano. No primeiro semestre de 2025, o Brasil exportou US$ 111,8 milhões, equivalente a 5,8 milhões de pares de calçados àquele país, registrando crescimentos de 7,2% e 13,5%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

 

 

Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quarta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br

Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, cerca de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados.   Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br