Abicalçados participa da 25ª edição de fórum latino-americano na Colômbia

Evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho na cidade colombiana de Cucutá

O presidente do Conselho, presidente-executivo e o gestor de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, Haroldo Ferreira, Cristian Schlindwein , participam, nos dias 22 e 23 de junho, do 25º Fórum Latino-Americano do Calçado. O evento, realizado pela associação da indústria de calçados da Colômbia (Acicam) e agrupação de câmaras de calçados da América Latina (Accal), acontece no Hotel Casino Internacional, em Cúcuta/COL.

 

Com o objetivo de discutir o comércio regional na América Latina, tendências de mercado e sustentabilidade, o Fórum trará, além dos representantes brasileiros, empresários e executivos das indústrias de calçados na Colômbia, Argentina, Equador, El Salvador, Chile, Venezuela, Uruguai, México, Guatemala e Nicarágua. A participação verde-amarela inicia às 14h30 (horário local) do dia 22, com uma apresentação de Schlindwein sobre o Origem Sustentável, único programa de certificação de práticas de ESG na cadeia produtiva do calçado no mundo. “Hoje, já são cerca de 100 empresas, tanto fabricantes de calçados quanto fornecedores de materiais, certificadas, um crescimento de mais de 75% ante 2022. O programa segue em crescimento e trazendo vantagens competitivas para as empresas, com ganhos de imagem e economia de recursos”, explica o gestor. Após a apresentação, às 17h20 (horário local), Schlindwein volta ao palco para participar de um debate sobre sustentabilidade no setor junto a representantes da indústria argentina, colombiana e chilena. O Origem Sustentável estará na Colômbia a convite da organização.

 

No dia 23, a partir das 10h10 (horário local), Ferreira sobe ao palco para falar sobre o cenário da indústria de calçados no Brasil, que vem em recuperação gradual das perdas provocadas pela pandemia de Covid-19. “Desde o segundo semestre de 2021, a indústria calçadista brasileira vem em recuperação. No mercado externo, em que crescemos 45% (em receita) no ano passado, registrando o melhor resultado em 12 anos, já ultrapassamos os patamares de 2019. No mercado interno a recuperação tem sido mais lenta, mas estamos com boas perspectivas para esse ano”, comenta o dirigente. Às 12h, o executivo volta ao palco para participar de um painel sobre o mercado mundial de calçados e tecnologias junto a representantes do  setor na Colômbia, Uruguai, Guatemala e Nicarágua.

 

Mais informações e programação do evento no site.