Abicalçados tem agenda no polo de São João Batista/SC

Visitas aconteceram entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro

O polo calçadista de São João Batista/SC recebeu, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, a visita da equipe da Abicalçados. Durante os quatro dias, as coordenadoras de Relacionamento e de Inteligência de Mercado da entidade, Aline Maldaner e Priscila Linck, respectivamente, visitaram 12 empresas locais e realizaram a primeira edição presencial do Análise de Cenários do segundo semestre.

No dia 30 de setembro, Priscila apresentou os principais dados e projeções do setor no Análise de Cenários, na sede do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), apoiador da iniciativa. Após o evento, os participantes interagiram com a economista, com muitos questionamentos acerca da economia nacional e internacional relacionadas ao setor. “Os participantes frisaram a importância de levar o evento presencial para o polo de São João Batista, ressaltando que o Análise de Cenários tem papel fundamental para o apoio no planejamento de curto e médio prazos das empresas", conta Priscila.

Aline recorda que, durante as visitas realizadas, tanto em associadas quanto em empresas que desejam entrar para o quadro de associados da Abicalçados, foram apresentadas as oportunidades que a entidade oferece, tanto para o mercado nacional, quanto no âmbito das exportações. “Tivemos mais de 20 horas de reuniões muito proveitosas, nas quais apresentamos ações, serviços e projetos oferecidos pela Abicalçados dos quais os associados podem usufruir, com destaque para a BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina que tem descontos para associados, o Origem Sustentável, única certificação de sustentabilidade para empresas do setor no mundo, e o Brazilian Footwear, o nosso programa de incentivo às exportações dos calçados brasileiros em parceria com a ApexBrasil”, destaca a coordenadora, ressaltando que essas visitas são de extrema relevância por serem uma oportunidade de troca. “A entidade conhece mais as empresas que compõem o polo, seus produtos, diferenciais, demandas e necessidades”, conclui.

As visitas aconteceram após a participação do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, na 24ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense (SEINCC), realizada nos dias 23 e 24 de setembro no Centro de Eventos de São João Batista, reforçando a presença da entidade no polo.

O polo
Um dos polos produtores de calçados femininos mais importantes do Brasil, São João Batista tem uma economia dependente do setor. No ano passado, conforme relatório da Abicalçados, foram produzidos mais de 11 milhões de pares, 4% mais do que no ano anterior.