Retorno sobre investimento foi de R$ 88 para cada R$ 1 investido
Com a última ação do ano em novembro, na BFSHOW, o Brazilian Footwear fechou 2024 somando R$ 677,4 milhões (US$ 128,3 milhões - cálculo pela média cambial) em negócios gerados pelas iniciativas apoiadas. Com o aporte total de R$ 7,7 milhões nessas ações, o programa reporta um retorno sobre investimentos (ROI) de R$ 88 por cada R$ 1. O Brazilian Footwear é um programa de apoio às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, conta que foram 13 ações físicas, fora a manutenção da plataforma BrazilianFootwear.com, que traz perfis de marcas brasileiras de calçados orientados para o mercado internacional. As ações foram realizadas na Itália, nos Estados Unidos, na Colômbia e no Brasil, com a realização do Projeto Comprador na BFSHOW. “Hoje, as exportações de empresas associadas ao Brazilian Footwear representam mais de 75% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados. Trata-se de um programa fundamental, não somente para a promoção de negócios e da imagem do calçado brasileiro no exterior, mas também para a qualificação do nosso mercado internacional”, comenta Paola.
A primeira assinatura do convênio que deu origem ao Brazilian Footwear aconteceu no ano 2000. Naquele ano, o calçado brasileira tinha como destinos 99 países, com foco muito concentrando nos Estados Unidos e na modalidade private label - com a marca do cliente. A partir do programa, as exportações passaram a ser mais qualificadas, com a maior pulverização de destinos - mais de 160 países recebem o calçado verde-amarelo - e mais exportações de marcas próprias - que hoje respondem por 82% do total embarcado.
*Confira as ações de 2024:
Expo Riva Schuh
13 a 16 de janeiro
US$ 19,6 milhões
Atlanta Shoe Market
17 a 19 de fevereiro
US$ 1,87 milhão
Magic Las Vegas
13 a 15 de fevereiro
US$ 2,7 milhões
Magic Nova Iorque
20 a 22 de fevereiro
US$ 210 mil
Micam Milano
18 a 21 de fevereiro
US$ 31,7 milhões
BFSHOW
21 a 23 de maio
US$ 7,7 milhões
Expo Riva Schuh
15 a 18 de junho
US$ 19,8 milhões
Missão Colômbia
25 a 27 de junho
US$ 6,4 milhões
Atlanta Shoe Market
10 a 12 de agosto
US$ 3,88 milhões
Magic Las Vegas
19 a 21 de agosto
US$ 112 mil
Micam Milan
15 e 1 de setembro
US$ 26 milhões
Magic Nova Iorque
22 a 24 de setembro
US$ 1,9 milhão
BFSHOW
11 a 13 de novembro
US$ 6,75 milhões
*resultados efetivas e alinhavados nos eventos
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.