Calçadista de Parobé/RS foi certificada no nível máximo do programa, o Diamante
A Calçados Bibi, de Parobé/RS, segue fazendo história em sua jornada de sustentabilidade. No dia 9 de outubro, mais uma importante etapa foi cumprida. Em cerimônia realizada na sede da empresa, acompanhada pela sua diretoria e colaboradores, além do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, a calçadista foi certificada pela terceira vez seguida no nível máximo (Diamante) do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva de calçados no mundo.
Na oportunidade, a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch, destacou a importância da trajetória sustentável da calçadista, que há mais de 70 anos inova nas suas criações para os pequenos e pequenas sem perder suas características de sustentabilidade. “O posicionamento e as estratégias adotadas mostram que a Bibi está contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas no setor. Somos a primeira empresa a realizar estudos científicos com o objetivo de criar o calçado ideal para crianças e sempre buscamos ser uma empresa que trabalha com foco em questões sustentáveis”, comentou Andrea, ressaltando o orgulho de ser a primeira empresa três vezes certificada nível máximo do programa. Entre os destaques da calçadista está a utilização de matéria-prima 100% atóxica, alinhamento das questões de sustentabilidade com fornecedores, o não descarte das sobras da indústria, a Fábrica de Talentos, entre muitas outras.
Ferreira ressaltou que o Origem Sustentável já é uma referência internacional, auxiliando a indústria calçadista brasileira na sua competitividade. “O Origem Sustentável é um programa único no mundo e coloca a nossa indústria em uma posição de vantagem, especialmente em relação às grandes produtoras da Ásia, que não respeitam as questões de ESG. A Bibi, com essa terceira certificação, além de confirmar o seu compromisso com o planeta, ganha um diferencial importante no mercado nacional e internacional”, comentou o dirigente.
Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade, contando atualmente com mais de 100 empresas certificadas ou em processo de certificação. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.