Espaço Respira Acre apresentará 18 biomateriais para calçados identificados por projeto homônimo da Assintecal
Além de negócios, a quarta edição da BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina que acontece entre os dias 19 e 21 de maio, em São Paulo/SP, trará muitas novidades. Uma delas é o espaço Respira Acre, que apresentará 18 biomateriais para calçados identificados por projeto homônimo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A promoção do espaço, na BFSHOW, é do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil.
A gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que o projeto está em sinergia com a crescente utilização de materiais sustentáveis na produção de calçados. “Existe uma demanda mundial por produtos ecorresponsáveis e por empresas que adotam os conceitos de ESG na sua produção. Alinhado a esse movimento, o projeto Respira Acre traz materiais alternativos que podem tornar a nossa indústria uma referência internacional em sustentabilidade”, comenta.
Paraíso criativo
O coordenador do projeto e consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti, explica que o espaço terá alguns dos produtos identificados na floresta, como biomateriais de fibras naturais de buriti, bananeira e carrapicho, além de uma grande diversidade de aplicações com sementes de açaí, jarina e tucumã, entre outras novidades. “Na floresta, existe um paraíso para criativos, cheio de texturas, cores e design ancestral”, afirma.
Localização
O projeto Respira Acre será apresentado pelos próprios artesãos produtores dos biomateriais durante os três dias da BFSHOW entre as ruas H e I, número 15.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também atêm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.