A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) trouxe os cases vencedores do Prêmio Direções 2015 para os holofotes da maior feira brasileira lançadora de coleções de outono-inverno, a Couromoda. Durante os dias 11 e 12, a entidade calçadista promoveu o Talk Shoe, tradicional evento de palestras objetivas realizado nas principais mostras brasileiras do setor.
No primeiro dia o destaque foi Sustentabilidade e Design. O tema Gameficaion, em português conhecido como gameficação, foi explorado pelo professor de Pós-Graduação e MBA da ESPM-Sul, Artur Vasconcellos. Segundo ele, o desenvolvimento do fenômeno no mundo tem o objetivo de despertar o maior engajamento dos consumidores. “Nosso maior desafio hoje é ser relevante para o consumidor”, pontuou o profissional, destacando que, em uma sociedade onde os produtos estão tão parecidos, caindo em uma “vala comum”, a gameficação ajuda a marca a se diferenciar e a criar uma conexão emocional com o público-alvo.
O gestor de Produto e Marketing da Kidy Calçados, André Henz, articulou sobre o case de sucesso Kidy Game, vencedor do prêmio Direções na categoria Design. O produto consiste em um tênis com um chip acoplado. O dispositivo se comunica com um sistema on-line que monitora as atividades físicas das crianças enquanto elas jogam videogame ou realizam outras tarefas. Para Henz, além de ser visualmente atrativo, o calçado deve oferecer soluções para a rotina das crianças e dos pais. “No desenvolvimento de produto, pensamos primeiro na necessidade do nosso público, para depois pensar na estética. Assim concebemos o design estratégico”, frisou, ressaltando que o processo de criação do Kidy Game levou dois anos. Segundo ele, o produto surgiu de uma pesquisa de comportamento que apontava para crianças cada vez mais sedentárias e com problemas de excesso de peso. O dispositivo, que pode ser sincronizado com milhares de jogos virtuais disponíveis na internet, permite conferir em tempo real o gasto calórico e a quantidade de passos dados pelas crianças.
Na sequência, a professora da ESPM-Sul e mestre em design, Adriana Galli Velho, falou sobre Design Estratégico e Sustentabilidade, pontuando a importância de incluir o relacionamento com o meio ambiente no planejamento das marcas. De acordo com a especialista, “vivemos numa sociedade onde as antigas gerações deixaram uma herança pesada e que hoje impacta fortemente na natureza e na nossa vida”. Adriana ressaltou que a esfera da sustentabilidade é formulada por um conceito interdisciplinar, que envolve ser ecologicamente correto,
economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. “O design possuí uma missão de reduzir esse impacto e dar qualidade de vida para as pessoas”, acrescentou. Além disso, ela indicou que os produtos devem estar amparados em propósitos firmes, que serão cada vez mais valorizados pelo público consumidor de diferentes idades e classes sociais.
Sustentabilidade
Vencedor do prêmio Direções de Sustentabilidade, o case Usaflex Social foi pautado pela gerente de marketing da empresa, Bianca Gallas Carniel, que destacou diversas ações sociais realizadas pela companhia no decorrer dos últimos anos. Conforme a gestora, o processo de estruturação de sustentabilidade da empresa foi fundamentado através da criação do Comitê Multidisciplinar e Estratégico, que é formado por colaboradores de diferentes áreas e especializações da Usaflex. “O Comitê é muito amplo e anualmente montamos o planejamento das ações que serão realizadas”, explicou. Bianca acrescentou que, além de pensar em projetos e processos que cuidem do meio ambiente, a empresa também trabalha com a ideia da precaução, buscando sempre prevenir e antecipar futuros problemas.
Segundo a gerente, o Relatório de Sustentabilidade foi fundamental para esclarecer e abrir os horizontes da indústria para os próximos projetos. O documento, que relata todos os números e ações da empresa, é feito anualmente desde 2012, quando iniciou com o foco econômico e ambiental. Em 2013, foi mais voltado para as ações sociais. Já em 2014, o relatório abordou as três frentes dos anos anteriores, mostrando como esse tripé funciona e explorando a expansão das ações para as demais unidades da marca.
Automação
O dia 12 iniciou abordando os desafios da automação e gestão de informação nos processos de venda. Ministrada pelo professor da ESPM-Sul e consultor de marketing e vendas, Lucio de Carli, a palestra evidenciou as perspectivas favoráveis de comércio no Brasil, mesmo diante dos períodos de crise. Conforme Carli, os “bolsões de consumo” – onde se concentra o maior crescimento do varejo -, se encontra no interior, e não nas grandes capitais e metrópoles. Além disso, o especialista indicou que os lojistas devem concentrar os esforços no ponto de venda, “pois lá é onde conseguimos uma nova performance e conquista de mercado”. Para tanto, Carli pontuou que é necessária disponibilidade no ponto de venda, ou seja: as novidades devem chegar sempre antes da concorrência.
Visibilidade, preço conectado ao valor da marca, gestão de estoque eficiente e branding – processo de percepção de novas tendências -, foram pontos salientados pelo consultor, objetivando exemplificar estratégias fundamentais para incrementar os negócios. “As lojas se transformaram em um showroom de exposição de produtos”, acrescentou, explicando que 47% dos shoppers utilizam smartphones enquanto compram um produto, para verificar a qualidade e ter uma percepção da marca.
Em seguida, o gerente de TI da Via Marte, Ivair Kauzmann, apresentou o case de otimização logística da empresa – ganhador do Prêmio Direções em 2015. O gestor lembra que o projeto é amplo e iniciou em 2003, abrangendo toda a cadeia calçadista – desde o fabricante até o lojista. A operação tem como base uma metodologia global, que independe de um sistema específico e faz com que os produtos possam ser reconhecidos e comercializados em nível internacional através da tecnologia do código de barras. “Os lojistas querem novidades constantes. A variedade de produtos aumentou e os pedidos estão menores e mais frequentes”, frisou Kauzmann, analisando o comportamento do segmento e pontuando a importância da agilidade na entrega e da minimização de falhas nesse processo. Sobre os resultados obtidos com a implementação do método, o gerente pontua a exatidão no controle da produção e do estoque, a precisão entre o controle físico e virtual e eliminação de reentregas por erros de despacho. Com a implementação do sistema, a empresa chegou a reduzir mais de R$ 500 mil em custos num ano.
Finalizando a maratona de palestras do Talk Shoe, o coordenador dos cursos de Pós-Graduação e professor da ESPM-Sul, Genaro Galli, apresentou as principais tendências em Marketing para 2016. A primeira delas, ‘Fazer simples é fazer melhor’ aconselha os profissionais a criarem métodos que facilitem o ato de compra. A segunda, ‘Mobile’, alerta os lojistas para a importância de estar presente no ambiente virtual. ‘Abrace a rua’ foi o terceiro tópico destacado pelo consultor, que trouxe à tona os movimentos de rua com forte presença do público consumidor, como as corridas e eventos de food truck. A quarta tendência apresentada foi a de ‘humanização nas relações’. Conforme Galli, “as marcas devem trabalhar para humanizar, também, as relações comerciais”. A quinta tendência apresentada é a ‘transparência nas relações’. “As redes sociais e a tecnologia fazem com que as empresas tenham paredes de vidro”, acrescentou.
A sexta aposta do consultor foi ‘big data x bons dados’, onde Galli frisou que a digitalização dos negócios gera uma infinidade de dados que podem e devem ser usados com inteligência para as ações de marketing. E a última tendência pontuada foi ‘conveniência extrema’. “Tempo e dinheiro são os recursos mais importantes dos consumidores”, destacou Galli, explicando que os produtos, a facilidade de compra e a disponibilidade do produto são extremamente importantes para o sucesso do negócio.
O Talk Shoe um evento patrocinado pela Couromoda e Francal Feiras e conta com o apoio da ESPM-Sul. A Couromoda, feira calçadista que encerra amanhã, dia 13, está sendo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.