Participação nacional foi apoiada pelo Brazilian Footwear
A 103ª edição da Expo Riva Schuh, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho, em Riva del Garda, contou com 42 marcas verde-amarelas. A participação nacional foi apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Relatório da Abicalçados aponta que, durante a Expo Riva Schuh, foram vendidos mais de 497 mil pares, o que gerou mais de US$ 6 milhões. Já as vendas para os próximos meses, em negociações iniciadas no evento, devem chegar a US$ 15,77 milhões, somando um total de US$ 21,77 milhões em negócios.
A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, conta que a participação foi bastante efetiva. “Embora com um fluxo de visitação menor do que em edições anteriores, a feira foi visitada por compradores que realmente estavam focados em negócios. Além dos visitantes pré-agendados com as empresas, tivemos novos clientes”, ressalta. Segundo ela, também chamou a atenção a grande procura de compradores internacionais interessados em visitar a próxima edição da BFSHOW, em novembro. “Grandes players nos procuraram para saber mais informações sobre a nossa feira e poder organizar a agenda para a visitação em novembro, em São Paulo/SP”, conta.
Expositores
Silvana Silveira, gerente de Exportação da Pampili, destaca que a Expo Riva Schuh é uma feira que “sempre surpreende” com novos e importantes contatos. Nesta edição, esses contatos ficaram por conta de compradores dos Estados Unidos e Canadá, o que, na conjuntura atual, é muito relevante para a empresa. “Também tivemos o retorno de clientes da Arábia Saudita e Chipre, além da retomada e manutenção de outros mercados”, conta. Segundo ela, a continuidade da participação na feira é fundamental para a manutenção e o aumento da visibilidade da marca no mercado internacional, em especial no europeu.
Para o gerente de Exportação da Boaonda, Israel Reis, a mostra proporcionou a manutenção de clientes importantes no mercado internacional. “A Expo Riva Schuh tem um papel muito importante na estratégia de consolidação no mercado, em especial no Oriente Médio, Europa e Ásia”, avalia Reis, destacando que essa possibilidade só acontece por “estar presente no evento”. “A mostra traz um grande número de distribuidores, principalmente da Itália. Essa proximidade é fundamental para as nossas exportações”, conclui.
A Piccadilly, que aproveitou a oportunidade para comemorar seus 70 anos de atuação junto a clientes internacionais de 18 países em evento privado, estava satisfeita não somente com a visitação, mas com a efetivação de negócios. “Tiramos pedidos muito importantes com clientes antigos e novos”, comemora. Durante os quatro dias, a marca reporta visitas de Singapura, Tanzânia, Portugal, Israel, Canadá, República Tcheca, Coreia do Sul, Líbia, entre outros países. “A feira é sempre muito importante para a Piccadilly. É muito efetiva, em especial na edição de verão, que é esta de junho”, avalia.
Participando da Expo Riva Schuh há mais de oito anos, a Democrata também estava satisfeita com a abertura de novas oportunidades durante o evento. “Aqui, sempre tivemos o objetivo de abrir novos mercados e novos canais para a manutenção. Neste contexto, tivemos uma boa participação”, diz Anderson Melo, gerente de Exportação da calçadista. Nos quatro dias de evento, ele reporta grande visitação, em especial de compradores do Leste Europeu, do Líbano e da América do Sul.
Abicalçados é jurada no Innovation Village Competition
A 103ª edição da Expo Riva Schuh contou com uma competição de startups focadas na inovação digital para o setor de moda e calçados. A Abicalçados, através do seu gerente de Marketing e Estratégia, Cristian Schlindwein, foi jurada da iniciativa. Contando com nove startups, a competição ainda teve um painel sobre sustentabilidade, do qual o gestor foi participante. A vencedora da competição foi a Irisphera, startup que usa inteligência artificial e tecnologia 3D para ajudar os clientes a encontrar roupas que se adaptam melhor ao seu corpo. Como prêmio, a empresa participará da próxima edição da feira, entre 10 e 13 de janeiro de 2026.
A feira
Na sua 103ª edição, a Expo Riva Schuh contou com mais de 1,1 mil marcas expositoras de 40 países, entre eles o Brasil. A visitação, estimada em mais de 12 mil compradores, foi proveniente de cerca de 100 países, em especial da Europa - mais de 80%.
Participaram da Expo Riva Schuh, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Ala, Andacco, Awana Group, AXG Export, Azaleia, Beira Rio, Bibi, Boaonda, Bonton Leather Care, BR Sport, Capelli Rossi, Cartago, Comfortflex, Copacabana, Democrata, Ferracini, Globo, Grendha, GVD International, Jorge Bischoff, Klin, Levecomfort, Leveterapia, Ligthgel, Loucos & Santos, Madeira Brasil, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pampili, Piccadilly, Polo Go, Ramarim, Santinelli, Stéphanie Classic, Valentina, Vizzano, Werner, Zatz e Zaxy.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também atêm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.