Evento acontece no próximo dia 15, na Faccat, em Taquara/RS
Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) para se tornar o ponto de encontro do debate sobre ESG na cadeia produtiva do calçado, a 1ª edição do Conexão Origem Sustentável está incorporando práticas sustentáveis. Entre elas, estão o reuso e reciclagem de materiais utilizados na organização e montagem do evento, mini exposição de empresas com soluções de ESG, campanha de arrecadação de alimentos e a neutralização das emissões de carbono geradas. O evento acontece a partir das 13h30 no dia 15 de outubro, no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara/RS.
O gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o evento, mais do que preparar um programa de conteúdo relevante para o debate dos profissionais da indústria calçadista e de seus fornecedores, busca mostrar, na prática, a sustentabilidade aplicada. “O Conexão Origem Sustentável assume, também, o compromisso de ser referência em evento com práticas sustentáveis e conduzir como exemplo o evento de forma limpa e com menor impacto possível”, comenta.
Um grande destaque do Conexão Origem Sustentável é a neutralização do carbono emitido pelo evento. “Iremos mapear e realizar a compensação por meio de práticas como o apoio a projetos de energia limpa ou compra de créditos de carbono”, adianta Schlindwein. Nesta ação, a Abicalçados e a Assintecal terão o apoio da Ecovalor, que fará o inventário para identificar todas as fontes de emissões de CO2 e posteriormente irá adquirir créditos de carbono para neutralizar todo o gás emitido durante o evento. “Realizamos o inventário em três escopos: emissão interna, levantando toda a geração de resíduos, energia elétrica utilizada e deslocamento dos participantes. Após esse levantamento, iremos adquirir créditos certificados pela ONU para neutralização completa das emissões”, explica o diretor comercial da Ecovalor, Othavio Laube. Segundo ele, em um evento deste porte são emitidas entre 300 e 400 toneladas de CO2.
Outra ação de impacto será o reuso e reutilização de materiais utilizados na montagem e organização do evento. Estes serão controlados, geridos, reutilizados em eventos futuros ou encaminhados de forma correta para reciclagem. Além disso, a organização do lixo para os visitantes também será realizada para conscientizar e apoiar a separação dos resíduos.
Negócios sustentáveis
Buscando fomentar negócios na cadeia produtiva, o encontro terá ainda a exposição de materiais eco-responsáveis e inovadores que foram apresentados durante a mais recente edição do INSPIRAMAIS, em julho passado. O espaço terá a curadoria da consultora do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Julia Webber.
Impacto social
Do ponto de vista de impacto comunitário, o Conexão Origem Sustentável fará a arrecadação de alimentos para a Horta Comunitária Joanna de ngelis, que auxilia a população carente de Novo Hamburgo/RS. A ação social contará com doações voluntárias dos participantes. O presidente da entidade, Gilmar Dalla Roza, explica que a ajuda vem em um momento de extrema necessidade, já que a Horta, que atende mais de 600 pessoas por mês, fora casos isolados e urgentes, acabou usando boa parte do seu estoque para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio. “É uma ação de extrema relevância para que possamos continuar ajudando essas pessoas”, diz.
Além dos espaços listados, o Conexão Origem Sustentável contará com uma programação recheada de palestras e informações inspiradoras sobre práticas ESG em diversos setores econômicos.
Ingressos
Os ingressos para o evento são gratuitos para empresas certificadas ou em processo de certificação pelo programa Origem Sustentável. Já as outras empresas associadas à Abicalçados e à Assintecal têm ingressos de R$ 75 e público geral de R$ 150. Mais informações e ingressos no site.
Confira a programação de palestras:
13h30 - Credenciamento
14h00 - Abertura oficial
14h10 - Palestra Panorama do ESG para o mercado e consumo, com Mosaiclab | Ricardo Duarte Contrera
14h50 - Palestra Tramontina: Liderança e Ação para um futuro sustentável | Lizandra Rostellato Marin
15h30 - Palestra Fruki: Compromisso sustentável | Fabíola Eggers e Elias Neto
16h10 - Palestra Suzano: Sustentabilidade e cadeia de valor – desafios e oportunidades | Francisco Rollo
16h50 - Palestra C&A: Agilidade, modernização no mercado e monitoramento da cadeia de fornecedores | Kelly M. Braz
17h30 - Painel Sustentabilidade como Diferencial Competitivo | com empresas certificadas nível Diamante pelo Origem Sustentável: Grendene (Carlos André Carvalho), Box Print (Marco Schmitt), Cipatex (William Marcelo Nicolau), Ambiente Verde (Alberto Luiz Wanner) e S2 Holding (Thomas Simon).
18h10 - Coquetel de networking
20h - Encerramento do evento