Feira, que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, deve receber mais de 1,2 mil importadores
Com 33% mais compradores internacionais credenciados em relação ao mesmo período do ano passado, a 5ª edição da BFSHOW confirma a sua importância como principal plataforma de exportações para a indústria calçadista brasileira. Maior feira calçadista da América Latina, a mostra realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizada pela NürnbergMesse Brasil acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP. A projeção dos organizadores é de que as mais de 350 marcas verde-amarelas recebam cerca de 12 mil compradores, pelo menos 10% deles internacionais.
Segundo a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, a grande procura de compradores internacionais para participar BFSHOW comprova a relevância do evento para as exportações brasileiras em um momento de muitas incertezas no cenário internacional. “Hoje, a BFSHOW é fundamental para empresas exportadoras que desejam ampliar sua presença no mercado internacional. As marcas expositoras entendem a importância de apresentar coleções e condições comerciais alinhadas à estratégia de diversificação de mercados, uma vez que a feira é fundamental para empresas que desejam ampliar sua presença no mercado internacional.”, comenta.
O Head da BFSHOW na NürnbergMesse Brasil, Felipe Marchioni, conta que, até o momento, foram registrados compradores de 39 países, com destaque para Argentina e Equador. “A diversidade de mercados presentes na BFSHOW é muito importante em um momento em que a indústria calçadista precisa pulverizar ainda mais as suas exportações”, ressalta.
Expectativas positivas
Muitas empresas confirmadas para a quinta edição da BFSHOW atribuem boa parte do crescimento de suas exportações à participação na feira. Com uma produção de mais de 2,5 milhões de pares por ano, dos quais cerca de 10% seguem para mais de 30 países, a Pampili (Birigui/SP) é uma dessas empresas. “Em um contexto de desafios no mercado internacional, a BFSHOW tem se mostrado cada vez mais relevante para a estratégia de expansão da Pampili. A feira, que atrai forte visitação internacional, é considerada a mais efetiva em resultados internacionais para a marca”, explica Silvana Silveira, head de negócios internacionais da empresa.
Segundo Silvana, diante da relevância da feira para exportações, a Pampili decidiu ampliar sua presença na edição de novembro, investindo em um espaço maior com uma área exclusiva para atendimento de importadores. “A participação em maio já trouxe reflexos positivos, com a Pampili consolidando parcerias e iniciando negociações em novos mercados. O crescimento de negócios, em relação a maio de 2024, foi de 20%”, ressalta a gestora, destacando que para novembro a expectativa é manter esse ritmo de crescimento e ampliar ainda mais as oportunidades.
Porta de entrada
Com uma produção de 120 mil pares por ano, dos quais 60% são exportados, a jovem marca Voices Culture (Bento Gonçalves/RS) deve fechar 2025 com um crescimento de 30% na exportação em relação ao ano passado. Segundo a gerente de exportação da empresa, Nathália Schneider, a BFSHOW tem papel fundamental na estratégia de inserção internacional da marca. “O mercado está desafiador e um ponto muito importante é a diversificação de destinos, que nos permite mitigar os riscos. Por isso, temos insistido na participação de feiras e a BFSHOW é uma porta de entrada para o mercado global”, explica. Para ela, a feira tem surpreendido positivamente pelo volume e qualidade de importadores de origens muito diversificadas.
Crescimento de 15%
Produzindo 720 mil pares por ano, dos quais 15% são exportados, a Polo Go (Nova Serrana/MG) destaca a relevância da BFSHOW na captação de novos clientes, principalmente no mercado internacional. “A feira de maio passado foi muito boa para nós. Conseguimos três clientes novos de exportação e confirmamos nossa coleção com clientes do mercado interno. A expectativa, para novembro de 2025, é crescer 15% em relação à feira do ano passado”, projeta Ricardo Luiz Campos, CEO do grupo Ride, detentor da marca Polo Go.
SERVIÇO
5ª BFSHOW
Data: 10 a 12 de novembro de 2025 – das 9h às 19h nos dias 10 e 11 e das 9h às 17h no dia 12
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, bairro Santana, São Paulo/SP)
Saiba mais: www.bfshow.com.br.