Mercado colombiano atrai exportadores brasileiros

No evento, especialistas brasileiros e colombianos destacaram números e projeções do mercado local

 

Com um Produto Interno Bruto (PIB) que deve crescer 1,1% em 2024 e outros 2,5% em 2025, conforme projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Colômbia vem se destacando como um dos principais destinos dos calçados brasileiros no exterior. Durante a manhã do último dia 11 de junho, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) realizou um seminário on-line preparatório para a Missão Colômbia, iniciativa da entidade por meio do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No evento, especialistas brasileiros e colombianos destacaram números e projeções do mercado local.

A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, iniciou o evento trazendo números do mercado, que vem crescendo baseado no consumo doméstico. “A Colômbia vem crescendo nos últimos dois trimestre registrados, na casa de 1%. O consumo das famílias tem alavancado esse crescimento, já que teve um incremento de 0,7% no período”, disse.

Produzindo 54 milhões de pares de calçados por ano, o mercado colombiano é dependente das importações de calçados e tem no Brasil o seu segundo maior fornecedor internacional, atrás apenas da China. O market share de ambos é de 24,6% e de 49,4%, respectivamente, “A Colômbia tem um consumo interno de mais de 90 milhões de pares, o que demonstra a importância das importações para o seu abastecimento”, frisou Priscila, ressaltando que o varejo de moda vem em crescimento naquele país. Em 2023, conforme dados oficiais, foram gastos com calçados US$ 848 milhões, número que, mesmo 3% menor do que o registro de 2022, está 21% à frente dos registros da pré-pandemia, em 2019.

Priscila destacou, ainda, que o Brasil vem crescendo em participação no mercado colombiano e que existe espaço para crescimento ainda mais robusto, especialmente de produtos de maior valor agregado. “Desde 2019, ganhamos 5 pontos percentuais no mercado colombiano, mais do que os países asiáticos, por exemplo. Por outro lado, é importante frisar que a nossa pauta é baseada em produtos de plástico ou chinelos e que existe um grande mercado consumidor de calçados de couros e maior valor agregado”, comentou. Conforme dados da Abicalçados, entre janeiro e maio, foram exportados para a Colômbia mais de 4 milhões de pares, 3% menos do que no mesmo período de 2023. Já o preço médio do calçado brasileiro exportado para lá é de menos de US$ 4, enquanto a média do preço dos calçados importados na Colômbia é de cerca de US$ 12.

Vantagens do mercado
Com acordos comerciais de desgravação tributária para calçados brasileiros (tarifa 0%), o mercado colombiano tem potencial para absorver mais produtos brasileiros. Na segunda parte do seminário, o gerente geral da ApexBrasil nos mercados da América do Sul, Cuba e Panamá, Marcelo de Moraes Martins, destacou as vantagens do mercado local. “Lógico, existem muitas choradeiras por preços, já que a Colômbia vem de uma desvalorização da sua moeda, pedidos por prazos de pagamentos etc, mas também é um mercado muito forte e que gosta muito do nosso produto. Eles enxergam, sobretudo, o calçado brasileiro como sinônimo de qualidade, durabilidade e design, sendo esses diferenciais ante a Ásia”, contou Marcelo, que vive em Bogotá.

Nas apresentações finais do evento, a diretora do Observatório de Moda Raddar, Camila Ortiz Gomes, falou sobre o consumo local de produtos de moda. Segundo ela, mesmo com instabilidade econômica, a moda movimenta cifras importantes na Colômbia. “Temos uma demanda interna enfraquecida pela inflação e pela desvalorização da nossa moeda, mas ainda é um mercado muito relevante”, destacou Camila, acrescentando que vem aumentando a venda de calçados de maior valor agregado. Em 2010, a fatia vendida de produtos premium era de 9,64%, número que saltou para 23,27% em 2023.

Na última parte do seminário, participaram como convidados John Jaime Riveros, diretor de compras do grupo Cueros Velez, e Claudia Patricia Henau, gerente geral da Manufacturas Infantiles. Os compradores destacaram a importância do calçado brasileiro nos seus negócios e confirmaram suas participações no showroom que será realizado durante a Missão Colômbia.

Missão Colômbia
O evento foi a introdução da Missão Colômbia, que acontece entre 25 e 27 de junho e, além do seminário preparatório, terá showroom com as 34 marcas brasileiras participantes em Bogotá e Photocall com a imprensa colombiana.

Participam da Missão Comercial as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Arezzo, Beira Rio, BR Sport, By Cool, Coca-cola, Diversão, Giulia Domna, Gricci, Itweens, Jotape, Kids & Baby, Luiza Barcelos, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Nesk, Novopé, Pampili, Pé com Pé, Petite Jolie, PG4 Galleria, Polo Go, Scatamacchia, Schutz, Smidt Shoes, Solis Brasil, Tropical Brasil, Vitzi, Vizzano e Wiki.

 

 

Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br

Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 147,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.