Iniciativa foi organizada no âmbito do Brazilian Footwear
Com a participação de 27 marcas brasileiras, a Missão Colômbia proporcionou uma maior aproximação entre as empresas nacionais e o mercado colombiano. O showroom, realizado entre os dias 20 e 22 de janeiro, em Bogotá, deve gerar mais de US$ 3,3 milhões entre negócios efetivados e alinhavados. Realizada pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa contou com um Projeto Comprador, que levou ao evento players de diferentes regiões do país, além compradores do Panamá e Equador.
De acordo com Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, as empresas saíram com boas expectativas de negócios, que foram iniciados durante a ação. “A Colômbia se tornou o quinto principal destino dos calçados brasileiros em 2024, o que comprova o potencial que existe para a indústria brasileira e suas marcas no mercado colombiano. Além disso, somos o segundo maior fornecedor de calçados para o país”, ressalta. Carla conta, ainda, a assertividade das rodadas de negócios, organizadas por meio de matchmaking, que convida compradores qualificados e de acordo com o perfil de cada marca participante.
Uma das empresas presentes na ação, a Calçados Beira Rio aproveitou a Missão para ampliar sua presença na Colômbia, país estratégico para a empresa. Segundo Jonathan Fontoura, analista de Mercado, o evento ficou acima das expectativas. “O encontro sempre nos traz ótimas prospecções. Apesar de já estarmos presentes no mercado, conseguimos fazer novos contatos e abertura de novos clientes para aumentar a nossa participação na Colômbia, bem como em países vizinhos.”
O contato com compradores potenciais também foi destacado pela Usaflex, que participou pela primeira vez da Missão Colômbia. “Fizemos novos contatos e outros que já estávamos prospectando vieram nos visitar. A expectativa é conseguir fechar negócios, inclusive já temos algumas reuniões agendadas nos próximos dias”, frisa Nika Rauch, representante da Usaflex.
Em sua segunda participação na Missão, a Novopé reforça a importância do mercado colombiano, destacando a relevância de participar do evento. “Nosso principal objetivo é apresentar os produtos e ir aproximando a nossa marca dos clientes. A expectativa é trabalhar com marca própria na Colômbia”, destaca Felipe Flores Ramos, representante de exportação da empresa.
Durante a iniciativa, as empresas brasileiras também apresentaram suas coleções no Photocall, um evento de imagem e relacionamento com a imprensa local que tradicionalmente potencializa a divulgação do calçado brasileiro em alguns dos principais veículos de comunicação da Colômbia. Participaram da Missão, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas 365 Soft, Actvitta, Bebecê, Beira Rio Conforto, BR Sport, By Cool, Coca-Cola Shoes, Diversão, Dumond, Itweens, Modare, Moleca, Molekinha, Molekinho, Novopé, Pampili, Pé com Pé, Petite Jolie, PG4 Galleria, Santa Flor, Solis Brasil, Strike, Street, Usaflex, Vinci Shoes, Vitz e Vizzano.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.