Com 34 marcas brasileiras, iniciativa contou com participação de compradores colombianos, equatorias, peruanos e dominicanos
A maior Missão Colômbia realizada pelo Brazilian Footwear, que reuniu 34 marcas brasileiras apoiadas pelo Programa entre os dias 25 e 27 de junho, em Bogotá, deve gerar mais de US$ 6,4 milhões entre negócios realizados e alinhavados no evento. Em reais - na cotação atual - o resultado ultrapassa os R$ 35 milhões. A iniciativa, promovida pelo programa de apoio à exportação do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com Projeto Comprador interno, que, além de players colombianos, teve, pela primeira vez, a participação de compradores do Equador, Peru e República Dominicana.
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, responsável pela ação, destaca a assertividade das rodadas, todas marcadas por meio do matchmaking, ferramenta que cruza as demandas dos compradores com as ofertas das marcas participantes. “Nesta edição, devemos ter um total de mais de 350 mil pares comercializados com os players que participaram da ação”, conta. Segundo ela, mais uma vez, o mercado local abraçou o calçado verde-amarelo. “É um mercado potencial para o Brasil. Atualmente, somos o segundo maior fornecedor de calçados para a Colômbia, atrás apenas da China. Existe espaço para ampliar o nosso market share, principalmente devido às nossas similaridades culturais e à proximidade geográfica. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que cada vez mais as empresas participem de ações como esta, que além de gerar negócios expressivos, consolida o nosso posicionamento naquele mercado”, acrescenta Carla.
Tradicional participante da Missão Colômbia, a Pampili estava bastante satisfeita com os resultados. Segundo a coordenadora de Negócios Internacionais da empresa, Lismeire Santos, a participação confirmou um primeiro semestre “surpreendente” para o setor calçadista exportador. “O mercado externo, de maneira geral, está indo bem. Na Missão, especialmente devido ao trabalho de matchmaking, que torna as negociações mais assertivas, tivemos resultados bastante positivos. Nesta edição, notamos a participação dos principais players do mercado colombiano. Fechamos negócios in loco e deixamos alguns alinhavados”, avalia.
O gerente comercial da Nesk, Jonatha Pacheco, estava à frente da participação da empresa pela primeira vez em uma ação internacional do Brazilian Footwear. “O evento foi muito bom. Além de fechar alguns negócios, foi importante, principalmente, para a prospecção deste mercado, que embora já atuemos há dez anos, não conhecíamos in loco”, conta.
Divulgação
Durante a iniciativa, além do showroom, as empresas brasileiras participaram do Photocall, um evento de imagem e relacionamento com a imprensa local que tradicionalmente potencializa a divulgação do calçado brasileiro em alguns dos principais veículos de comunicação da Colômbia. “O Photocall é uma ação consolidada na Colômbia, que atrai muitos jornalistas locais. Neste ano, a novidade foi um formato que permitiu a gravação de vídeos que serão utilizados nos canais do Brazilian Footwear”, conta a coordenadora de Comunicação da Abicalçados, Alice Rodrigues. O encontro, que contabilizou a participação de 36 meios de comunicação locais, contou, ainda, com a presença do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, que falou sobre a indústria calçadista brasileira.
Mercado local
Produzindo 54 milhões de pares de calçados por ano, o mercado colombiano é dependente das importações de calçados e tem no Brasil o seu segundo maior fornecedor internacional, atrás apenas da China. Conforme dados elaborados pela Abicalçados, a Colômbia tem um consumo interno de mais de 90 milhões de pares, o que demonstra a importância das importações para o seu abastecimento. Em 2023, foram gastos com calçados US$ 848 milhões, número que, mesmo 3% menor do que o registro de 2022, está 21% à frente dos registros da pré-pandemia, em 2019.
Participaram da Missão Comercial as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Arezzo, Beira Rio, BR Sport, By Cool, Coca-cola, Diversão, Giulia Domna, Gricci, Itweens, Jotape, Kids & Baby, Luiza Barcelos, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Nesk, Novopé, Pampili, Pé com Pé, Petite Jolie, PG4 Galleria, Polo Go, Scatamacchia, Schutz, Smidt Shoes, Solis Brasil, Tropical Brasil, Vitzi, Vizzano e Wiki.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.