Programa de exportação de calçados gerou R$ 872,3 milhões em 2023

Brazilian Footwear, promovido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil, impulsionou exportações brasileiras ao longo de 2023

 

 

O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou mais de R$ 872,3 milhões (US$ 147,5 milhões) em exportações de calçados ao longo de 2023. A cifra está em relatório da Abicalçados e soma negócios efetivados e alinhavados em eventos e ações apoiadas pelo programa.

A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, em 2023, foram investidos R$ 20,3 milhões em ações do programa, considerando o investimento da ApexBrasil das contrapartidas das empresas. O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido. Além disso, o valor gerado pelas ações responde por 14,5% do total que deve ser gerado pelas exportações totais de calçados em 2023 (US$ 1,2 bilhão ou R$ 6 bilhões). “A parceria com a ApexBrasil, que vem de longa data, é um diferencial importantíssimo para as exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade”, diz.

Desde o primeiro convênio assinado, em 2000, as exportações brasileiras de calçados passaram por uma maior pulverização, passando de 99 destinos para mais de 170 destinos em todos os continentes do mundo.

 

 

Confira as ações do Brazilian Footwear em 2023

 

Expo Riva Schuh (Itália) I

US$ 32,2 milhões

 

Missão Colômbia I

US$ 1,5 milhão

 

Joor (plataforma digital)

US$ 637 mil

 

Circuito EUA (Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market + Magic NY + Playtime NY)

US$ 7,6 milhões

 

Micam Milano (Itália) I

US$ 32,8 milhões

 

Missão Colômbia II

US$ 6,6 milhões

 

Expo Riva Schuh (Itália) II

 US$ 32,5 milhões

 

Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market (EUA)

US$ 6,7 milhões

 

Micam Milano (Itália) II

US$ 30 milhões

 

Magic NY (EUA)

US$ 1,93 milhão

 

Projeto Comprador Vip BFSHOW - Brasil

US$ 22 milhões

 

 

Sobre o Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.