TV colombiana faz imersão no desenvolvimento gerado pela indústria calçadista no Nordeste brasileiro

Entre os dias 7 e 12 de outubro, o jornalista Juan David Galindo Cárdenas e o cinegrafista Henry Yesid Cifuentes Ayala participaram do Projeto Imagem TV

A transformação e o desenvolvimento regional proporcionado pela indústria calçadista brasileira no Nordeste do País foi acompanhada de perto pela emissora de televisão colombiana RCN Televisión. Entre os dias 7 e 12 de outubro, o jornalista Juan David Galindo Cárdenas e o cinegrafista Henry Yesid Cifuentes Ayala participaram do Projeto Imagem TV do Brazilian Footwear. A ação do programa de incentivo às exportações do setor, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), teve como principal objetivo mostrar o impacto positivo gerado pela instalação de fábricas de calçado em cidades cearenses. Durante seis dias, os convidados internacionais conheceram os municípios de Fortaleza, Horizonte, Santa Quitéria e Sobral, onde visitaram duas fábricas da Grendene e as unidades da Vulcabras e da Democrata. A agenda da ação teve, além das visitas às unidades produtivas das empresas, entrevistas com profissionais do setor, gestores municipais e comerciantes locais.

Maior indústria de calçados do Ocidente, o Brasil produz mais de 860 milhões de pares por ano e emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Da produção anual, cerca de 225 milhões de pares são fabricados no Ceará, o principal estado produtor do País. Com relação ao número de colaboradores, mais de 65 mil pessoas atuam nas unidades produtivas localizadas em terras cearenses, posicionando o Estado como o segundo maior empregador da atividade. “Nessa ação do Brazilian Footwear conseguimos montar uma agenda personalizada de imersão que buscou atender ao objetivo de mostrar o desenvolvimento proporcionado pela indústria calçadista. E mostrar esse desenvolvimento por todos os âmbitos, desde a transformação das regiões, com a chegada de empreendimentos, e a realização de projetos sociais, até a mudança nas vidas dos colaboradores que conseguiram realizar seus sonhos e mudar suas vidas”, destacou Nicolle Frapiccini, da Comunicação da Abicalçados.

Após finalizar a agenda, o jornalista Juan David comentou que se surpreendeu com o tamanho da indústria calçadista e com todo o processo de fabricação dos calçados. “Foi uma experiência excelente, a indústria de calçados brasileira realmente se destaca. As unidades produtivas são organizadas, com muita tecnologia e conseguimos ver o quanto as empresas mudaram a realidade dessas regiões.”As atividades no Nordeste foram acompanhadas pela gestora do Brazilian Footwear na ApexBrasil, Clara do Carmo Rios dos Santos. “Foi muito satisfatório acompanhar essa agenda em que esperamos apresentar ao público de um dos nossos principais mercados, a Colômbia, não só a potência da indústria calçadista brasileira, mas também sua capacidade transformadora para as comunidades em que está presente”, frisou Clara. Além da intensa agenda de visitas, os convidados tiveram a oportunidade de explorar a cultura brasileira.

A programação da ação contou com visitas a pontos turísticos, centros comerciais e gastronomia local, proporcionando uma imersão completa no País.


Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.