Brazilian Footwear apoiou participação nacional em três feiras no maior mercado para o calçado brasileiro no exterior
Três feiras de calçados realizadas nos Estados Unidos no mês de fevereiro, com 34 marcas verde-amarelas apoiadas pelo programa Brazilian Footwear, podem gerar mais de US$ 5,7 milhões entre negócios efetivados e alinhavados nos eventos. O dado está no relatório da Abicalçados, que promove a iniciativa de incentivo à internacionalização em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, acompanhou as ações nos Estados Unidos. Segundo ela, é crescente a busca por calçados brasileiros no mercado norte-americano. “As feiras locais são fundamentais para posicionar as marcas brasileiras e estreitar o relacionamento com os compradores do principal mercado do mundo para o nosso produto”, comenta. No primeiro mês do ano, conforme dados da Associação, os Estados Unidos importaram 1,13 milhão de pares verde-amarelos, 4,2% mais do que no mesmo mês de 2024.
Las Vegas
Com cinco marcas brasileiras, a primeira participação foi na Magic Las Vegas. Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, as empresas nacionais tiveram mais de 150 contatos com compradores dos Estados Unidos, México e países da América Central. Conforme relatório da Abicalçados, a participação deve gerar US$ 796 mil com a venda de 29,3 mil pares de calçados. A representante da Carrano nos Estados Unidos, Nilsara Piereke, conta que a feira vem aumentando e qualificando a visitação de compradores. “Na feira, recebemos compradores de grandes redes dos Estados Unidos e do México, o que foi uma surpresa positiva. Além desses, recebemos importantes compradores do Canadá e de Porto Rico”, avalia.
Participaram da Magic Las Vegas, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas Camu Camu, Carrano, Cocco Miami, Dress to e Sawary Jeans.
Atlanta
A segunda parada foi na Atlanta Shoe Market, a principal feira do setor na América do Norte. Da mostra, realizada entre 15 e 17 de fevereiro, participaram 21 marcas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A mostra deve gerar, conforme relatório da Abicalçados, mais de US$ 2,5 milhões em negócios com a venda de 74,4 mil pares verde-amarelos. Durante os dias de evento, as empresas brasileiras receberam 177 compradores dos Estados Unidos e países da América Central. O gerente de exportações da Pegada, Alex Engelmann, destaca que a feira é a principal para a empresa no mercado estadunidense. “Participamos há quatro anos da Atlanta Shoe Market e penso que seja a feira ideal para intensificar contatos e posicionar a marca no mercado norte-americano. É uma feira onde os brasileiros precisam estar”, diz.
Depois de um hiato no mercado norte-americano, em especial na feira, a GVD International voltou para os Estados Unidos justamente pela principal mostra comercial da América do Norte. Segundo o diretor comercial da empresa, Wagner Kirsch, durante a mostra foram gerados inúmeros contatos importantes com clientes já conhecidos e novos. “Estamos satisfeitos, pelos negócios e sobretudo pelas oportunidades geradas”, avalia.
Participaram da Atlanta Shoe Market, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas Adrun, Arezzo, Bottero, Cartago, Cartago Kids, Cocco Miami, GVD International, House of ZALO, Ipanema, Ipanema Kids, Itapuã, Melissa, Mini Melissa, New Face, Pegada, Piccadilly, Pyramidis, Schutz, Usaflex, Vicenza e West Coast.
Nova Iorque
Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, aconteceu a Magic New York com 11 marcas verde-amarelas. Conforme relatório da Abicalçados, a mostra deve gerar, entre negócios efetivados e alinhavados, a exportação de 230,53 mil pares de calçados por US$ 2,38 milhões em negócios. No total, foram gerados 92 contatos com compradores dos Estados Unidos e da América Central.
Participaram da Magic New York, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Beira Rio, BR Sport, Carrano, Max Maria, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Sawary Jeans e Vizzano.
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 147,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.