Sustentabilidade e BFSHOW estiveram no centro das pautas
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que coordenou a presença de 76 marcas apoiadas pelo Brazilian Footwear na feira Micam Milano, na Itália, participou de uma intensa agenda institucional na capital mundial da moda. Entre os dias 17 e 20 de setembro, o presidente-executivo, Haroldo Ferreira, a gestora de Projetos Letícia Masselli e a analista de Promoção Comercial da entidade, Paola Pontin, participaram de encontros com representantes de entidades internacionais, das feiras italianas Micam Milano e Expo Riva Schuh e do Consulado Brasileiro de Milão.
O objetivo dos encontros foi estreitar o relacionamento e também tratar de temas pertinentes ao desenvolvimento da indústria calçadista. O primeiro encontro foi com a secretária geral da Confederação Europeia do Calçado (CEC, sigla em inglês), Carmen Árias. “Na oportunidade, falamos sobre a importância crescente da sustentabilidade, não somente nos seus aspectos ambientais, mas também sociais, de respeito aos direitos humanos. Ressaltamos que a questão é fundamental não somente para o desenvolvimento humano, mas também para ganhos de competitividade, já que consumidores de todo o mundo estão cada vez mais atentos e exigindo que as marcas trabalhem de acordo com os preceitos de ESG”, conta.
Referência internacional
Segundo Ferreira, no encontro com a dirigente europeia foi falado também do Origem Sustentável, única certificação de práticas sustentáveis no mundo voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado. “O Origem Sustentável, que já conta com mais de 100 empresas que respondem por cerca de 45% da produção brasileira de calçados, é um grande destaque e torna o Brasil uma referência internacional em produção sustentável no setor”, acrescenta o executivo, ressaltando que a dirigente europeia ficou positivamente impactada com o trabalho realizado pelo programa mantido pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Assim como a sustentabilidade na indústria brasileira, foi pauta de encontro com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (Apiccaps) a realização da Brazilian Footwear Show - BFSHOW, feira realizada pela Abicalçados com o objetivo de otimizar o calendário de mostras brasileiras com foco em transparência e negócios. “Falamos com o gerente geral da entidade portuguesa, João Maia, sobre a realização da BFSHOW e sobre a operação do Origem Sustentável, principalmente de como o programa nos traz uma vantagem competitiva, especialmente diante dos competidores asiáticos, que não trabalham de acordo com práticas ESG”, comenta Ferreira.
Mercosul e UE
Com a Câmara da Indústria do Calçado (CIC, sigla em espanhol) da Argentina, a pauta foi a urgência da conclusão do acordo comercial Mercosul e União Europeia (UE). “A conclusão do acordo, que está sendo discutida há anos, é fundamental para o desenvolvimento da indústria de calçados em ambos os países. A Europa é um mercado importante para o produto brasileiro, sendo a França o nosso terceiro principal destino no exterior. Certamente, com o acordo teremos possibilidades de ampliar ainda mais as nossas exportações para o Velho Continente”, destaca Ferreira. Por outro lado, os dirigentes falaram sobre as expectativas com a eleição presidencial na Argentina, o que coloca não somente o acordo em risco, mas o próprio Mercosul.
Consulado
Durante os dias da Micam Milano, em mais de uma oportunidade, Ferreira esteve com o embaixador Hadil da Rocha-Vianna, cônsul-geral do Brasil em Milão. “Pudemos estreitar ainda mais os laços com o consulado, visando a destacar o calçado brasileiro na capital mundial da moda. Nos encontros, tratamos da sustentabilidade do produto nacional e dos eventos de ação comercial na Itália, em especial a Micam Milano, no qual tivemos a terceira maior delegação estrangeira, atrás apenas da Espanha e da Turquia”, conta. Além das reuniões institucionais, a Abicalçados participou do evento Brazil Summer Fashion, realizado pelo Consulado na Residenza Vignale, em Milão.
Durante a viagem à Itália, a Abicalçados também teve agendas com o coordenador de Indústria e Serviços da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), André Limp, e com dirigentes das feiras italianas Micam Milano e Expo Riva Schuh.
Negócios
Com participação de 76 marcas verde-amarelas apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações mantido pela Abicalçados em parceria com ApexBrasil, a Micam Milano deve gerar mais de US$ 30 milhões entre negócios realizados in loco e alinhavados no evento.
No total, a mostra italiana reuniu 1,2 mil expositores, boa parte deles internacionais de mais de 30 países, recebendo visitação de cerca de 45 mil compradores de mais de 130 países de todo o mundo. Participaram, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Adrun, Anatomic Prime, Anatomic Shoes, Andacco, Andine, Archetti, Awana, Beira Rio, Bibi, BR Sport, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cecconello, Cocco New York, Comfortflex, Cristófoli, Dakota, Democrata, Eléia, Ferracini, Ferricelli, Guilhermina, Ipadma, Itapuã, Jorge Bischoff, JotaPe, Kenner, Killana, Kolosh, Kolway, Lamara London, Levecomfort, Leveterapia, Levine, Lia Line, LigthGel, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Mississipi, Modare Ultraconforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, New Face, Offline, Opananken Antitensor, Pegada, Perlatto, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Ramony, Redley, Satryani, Savelli, Smidt, Stéphanie Classic, Sua Cia, Suzana Santos, Tabita, Usaflex, Valentina, Variettá, Verofatto, Villione, Vizzano, Voices Culture, Werner, West Coast e Wirth.