Abicalçados apresenta dados da indústria calçadista na Assembleia Legislativa do RS

Apresentação aconteceu durante lançamento do selo DRGS

Segunda maior produtora e principal exportadora de calçados do Brasil (em divisas geradas), a indústria calçadista gaúcha foi apresentada no último dia 25 de março, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS. Na oportunidade, a coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Priscila Linck, destacou dados do setor que mais emprega na Indústria de Transformação do Estado. 

Com uma produção de 203 milhões de pares de calçados em 2024, um crescimento de 3,3% ante 2023, a indústria gaúcha emprega, de forma direta, cerca de 81 mil pessoas. “O setor responde por cerca de 12% de todo o emprego gerado pela Indústria de Transformação no Rio Grande do Sul, sendo o maior empregador em, pelo menos, 130 cidades gaúchas”, conta. No total, são mais de 1,8 mil empresas, a maior parte de micro e pequeno portes, que exportaram, ao longo do ano passado, mais de 32 milhões de pares, principalmente para Estados Unidos e Argentina. 

A apresentação aconteceu durante o lançamento do selo Desenvolvido no Rio Grande do Sul (DRGS), uma promoção do Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado (Sicergs) apoiada por sindicatos industriais de Igrejinha, Novo Hamburgo, Sapiranga, Parobé, Três Coroas, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, São Leopoldo e Ivoti. 

Abicalçados
Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. 

 

 

 

Foto: Daniele Alves Seade/SICERGS